Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Quinta-feira, 13 de Abril de 2017, 16h:13

Informações detalhadas sobre Enade 2015 são liberadas

Os microdados são um conjunto de informações detalhadas dos estudantes participantes e dos cursos e instituições de educação superior

Myllena de Luca
Capital News

Foram liberadas as informações, forma detalhada, sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2015. Os microdados podem ser acessados no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Conforme informações da Agência Brasil, os microdados são um conjunto de informações detalhadas dos estudantes participantes e dos cursos e instituições de educação superior avaliadas no exame. Divulgados desde 2004, eles representam um grande acervo de dados que, se considerados em conjunto com o Conceito Enade, permitem uma série de análises sobre elementos que interferem no desempenho dos estudantes.

É necessário ter programas estatísticos específicos para acessar a base. Os Microdados do Enade 2015 trazem os inputs para a leitura dos arquivos utilizando os softwares SAS e R. Para abrir os dados no SPSS o usuário precisa clicar em “File”, em seguida “Read Text Data” e seguir os passos de importação. As variáveis com casas decimais precisam ser importadas no formato “Comma”.

O Enade 2015 foi aplicado a estudantes concluintes dos cursos de graduação de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, jornalismo, publicidade e propaganda, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teologia e turismo.

Os alunos foram avaliados também os cursos tecnológicos de comércio exterior, designs de interiores, de moda, gráfico, gastronomia, gestão comercial, gestões de qualidade, de recursos humanos, financeira, pública, logística, marketing e processos gerenciais.