Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Terça-feira, 16 de Maio de 2017, 10h:47

Ministro interino do MAPA revela plano para pequeno produtor em Dourados

Eumar Novacki cumpriu agenda com reunião na prefeitura e visita a Expoagro

Renato Giansante
De Dourados para o Capital News

Divulgação

Ministro interino do MAPA revela plano para pequeno produtor em Dourados

Novacki esteve em Dourados onde revelou planos no agronegócio local

 

O ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Eumar Novacki, esteve em Dourados nesta segunda-feira onde participou de uma reunião na prefeitura com autoridades e depois visitou a 53ª Expoagro e concedeu entrevista coletiva revelando planos para o agronegócio brasileiro e douradense.

Eumar Novacki foi recepcionado pelo presidente do Sindicato Rural de Dourados, Lúcio Damália, pela presidente da Câmara de Dourados, Daniela Hall (PSD) e pela prefeita Délia Razuk (PR).

“Para nós é uma grande honra termos a presença do ministro que pode conhecer de perto os anseios da classe que tanto contribui para o PIB no país”, disse o presidente do Sindicato Rural.

O ministro destacou o papel do produtor rural e do agro em meio ao cenário de crise econômica vivenciada pelo País. “O produtor continuou insistindo, trabalhando, acreditando no futuro do Brasil e por isso mantivemos a paz social. Vamos continuar estimulando o setor agropecuário através de linhas de crédito cada vez mais abundantes, com juros menores e simplificação do acesso a essa crédito”, aponta.

Novacki também elencou alguns projetos do Governo Federal, que estão em fase de desenvolvimento. Ele acredita que, para colocar as ideias em prática, é necessário estabelecer bases sólidas para o setor. “Estamos fazendo um diagnóstico com base em cada região do País, para entendermos as particularidades dos Estados”, explica.

Para a região de Dourados em específico, o ministro afirmou que será feito um plano de capacitação para o pequeno produtor. Segundo Novacki, a intenção é aumentar de sete a 10% a participação do agronegócio no mercado internacional.

"Nós hoje, na reunião com a prefeita, anunciamos que queremos trazer para cá o Agro Mais Produtor Rural que é um plano de capacitação para o pequeno produtor. Nós queremos em cinco anos passar de 7% para 10% na nossa participação no mercado internacional, no Brasil e no mercado Agro internacional é uma meta ousada e possível. Mas, só vamos conseguir se colocarmos produtos que hoje não estão na prateleira do mundo, precisamos inserir e trazendo o pequeno e o médio produtor dentro dessa cadeia positiva. Agora vamos discutir com a prefeitura como implementar. O plano possui módulos de R$500 mil e vamos começar atendendo o setor e sentindo os efeitos positivos temos condições de avançar", concluiu.