Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Domingo, 23 de Julho de 2017, 12h:47

Cuidados para prevenir doenças alérgicas no inverno

Da coluna Bem-Estar

Por Pérola Cattini
Artigo de responsabilidade do autor

A higienização do ambiente é fundamental para reduzir os riscos de desenvolver ou piorar o quadro

Istock Photos

ColunaBem-Estar

Cuidados simples podem ajudar a evitar quadros de alergia até mesmo em quem tem propensão a desenvolver rinite e outras doenças com o tempo seco

Problemas respiratórios e doenças alérgicas são frequentes no inverno. Nesta estação do ano, o tempo fica mais seco e aumenta a probabilidade de acúmulo de poeira doméstica. Além disso, nesta época, as pessoas são estimuladas a ficarem em ambientes fechados, o que propicia a proliferação de agentes causadores de alergias.
           
Duas das doenças alérgicas mais comuns são a asma e a rinite. De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI), a asma afeta cerca de 5% da população em geral, podendo chegar a 10% em crianças. Do total, 80% são alérgicas, ou seja, não podem entrar em contato com ácaros, mofo e poluentes. Portanto, é fundamental tomar alguns cuidados para prevenir ou reduzir a chance de ser acometido por esses problemas.
           
Para se certificar de que não haverá acúmulo de ácaro e de poeira, você deve higienizar todos os cômodos da casa. Esse fenômeno acontece porque, no inverno, as partículas suspensas no ar se dispersam com menos facilidade. O fato de janelas e portas normalmente ficarem fechadas para evitar a passagem do frio é outro agravante.
           
De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia, a limpeza tem que ser feita preferencialmente com um pano úmido, tanto nos móveis quanto nos assoalhos. Se houver mofo em algum armário, você pode removê-lo umedecendo um pano com água e vinagre branco.
           
Tenha muita atenção com objetos que acumulam poeira. Brinquedos, bichos de pelúcia, colchões, travesseiros, tapetes e carpetes são especialistas nisso. Sabe aquelas roupas que você tira do armário só para o inverno? Pode ser um veneno para os alérgicos. Portanto, não deixe de lavá-las antes de usar.
           
As roupas de cama devem ser lavadas semanalmente. Se você tem alguma doença alérgica crônica, dê preferência para os edredons em vez dos cobertores de pelo, independentemente da estação do ano. Opte por cortinas com tecidos leves. Elas também acumulam muita poeira e devem ser retiradas para lavagem.
           
A prevenção é outro ponto muito importante. Se você não retirou casacos e roupas de inverno antecipadamente para serem lavados, faça isso no próximo ano. Eles acumulam muitos ácaros por causa da falta de utilização nos outros meses.
           
Por fim e não menos importante, os ares-condicionados. Existem diversos modelos com função de aquecer e climatizar o ambiente. O ar-condicionado split, por exemplo, possui uma tecnologia que o deixa mais silencioso. Se você faz uso desse aparelho para ter mais conforto na sua casa, saiba que ele também necessita de cuidados. Para operar na máxima potência e eficiência, ele deve ser limpo com frequência por profissionais especializados. A prática vai proporcionar que o aparelho filtre adequadamente as impurezas do ar, fator importante também para evitar problemas respiratórios.