Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Casa e Decoração Domingo, 30 de Julho de 2017, 12:42 - A | A

Domingo, 30 de Julho de 2017, 12h:42 - A | A

Casa e Decoração

Plantas e ar-condicionado convivem bem? Saiba dos cuidados necessários para mantê-las saudáveis e bonitas no inverno

Da coluna Casa e Decoração

Por Letícia Emori
Artigo de responsabilidade do autor

Com alguns cuidados, é possível deixar as plantas lindas e sadias mesmo expostas ao ar-condicionado

Istock Photos

ColunaCasaEDecoração

Plantas precisam de cuidados específicos para crescerem bem e terem uma vida mais longa. Saiba a importância do uso do ar condicionado e como criar a atmosfera perfeita para ter mais verde dentro da sua casa

 

Assim como nós, as plantas também sentem as mudanças de temperatura, por isso, precisam de cuidados especiais de acordo com o ambiente em que ficam e com o clima. O inverno brasileiro não é tão rigoroso quanto o de outros países, mas ainda assim o ar seco e a baixa temperatura podem ser verdadeiros incômodos para diferentes espécies.


Mesmo nessa época do ano, muita gente utiliza o aparelho de ar-condicionado para deixar o clima agradável. No entanto, quem tem vegetação em espaços fechados – ou deseja ter –, precisa saber que esse tipo de aparelho equilibra a temperatura, mas pode deixar o ambiente com o ar seco, o que resulta na desidratação de algumas espécies. Para descobrir se essa é a situação das suas plantas, observe o aspecto da folhagem, que fica murcha e com uma coloração apagada.

Plantas e ar-condicionado: cuidados especiais


Você não precisa se desfazer de suas plantas por causa do seu ar-condicionado. Algumas medidas práticas realizadas diariamente manterão o equilíbrio e deixarão as folhagens lindas durante o uso desse equipamento no inverno.


A primeira medida é manter a terra sempre úmida, o que aliviará a desidratação. Por isso, encoste o dedo na terra para sentir se ela está seca e regue sempre que necessário, de acordo com a necessidade de cada espécie


Molhar as folhagens é, também, fundamental, pois isso permite retirar as impurezas comuns durante essa época, deixando que elas respirem melhor. Mas atenção ao excesso de água, pois isso poderá resultar na proliferação de fungos e no apodrecimento das raízes.

Espécies de plantas e flores para o inverno


A escolha do tipo de planta adequado para ambientes fechados é, também, uma boa opção para quem não abre mão de ter belos vasos dentro de casa. Confira algumas espécies que combinam bem com o inverno!

Istock Photos

ColunaCasaEDecoração

Palmeira-ráfia

 

Palmeira-ráfia


Uma planta ornamental, a palmeira-ráfia é perfeita para ambientes com sombra e ar seco. Essa espécie é muito utilizada em decoração de interiores e pode ficar tanto em pequenos jardins quanto em um vaso largo. No entanto, ela pode ficar com as pontas das folhas queimadas; para evitar esse problema, o ideal é borrifar água com frequência e manter o substrato úmido.

Istock Photos

ColunaCasaEDecoração

Zamioculca

 

Zamioculca


Essa espécie é uma boa opção para apartamentos e ambientes com ar-condicionado. Elas não precisam de tanta luminosidade e umidade, e ainda são belíssimas e atrativas, deixando ambientes como os corredores charmosos e diferenciados.

Istock Photos

ColunaCasaEDecoração

Orquídea

 

Orquídea


Uma das mais famosas flores também é perfeita para ambientes internos. Ela precisa de poucos cuidados e é muito utilizada em diferentes locais com meia sombra, além de ser facilmente encontrada em várias cores e tonalidades. Quando está próxima do ar-condicionado, é necessário uma atenção maior com a umidade, já que essa espécie absorve a umidade do ar.

Comente esta notícia

Monica 15/12/2023

Tenho um vaso com rafia há alguns anos e a planta se adaptou perfeitamente ao local. Estava simplesmente maravilhosa. Ocorre que coloquei ar condicionado faz 20 dias mais ou menos e estou percebendo que as folhas não estão mais tão eretas. Ela era mais alta que eu e atualmente as folhas estão mais caídas. Existe algo que eu possa fazer para usar o ar condicionado e voltar com a beleza da minha planta?

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1

Colunistas LEIA MAIS