Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Domingo, 13 de Agosto de 2017, 11h:11

Moagem da cana-de-açucar bate recorde impulsionado por seca

Centro-Sul do país registrou processamentode 3,4 milhões de toneladas

Danilo Galvão
Capital News

Divulgação

Moagem da cana-de-açucar bate recorde impulsionado por estiagem

Estado possui cadeia de 30 mil empregos com segmento

A região Centro Sul do Brasil, maior produtora da indústria sucroalcooleira do país bateu recorde de processamento de cana-de-açucar no mês de julho, conforme informação da Única, entidadeligada ao segmento. O tempo seco foi fundamental para que os 3,413 milhões de toneladas do vegetal fossem moídos na atual safra. Contudo o mesmo fator deve ser ruim para a próxima colheita, no ano que vem, como apontam especialistas.

O grande momento de produtividade foi consignado na segunda quinzena do mês anterior, com acréscimo de 2% ao mesmo período de 2016, quando a moagem também foi acima do esperado.

"No início da safra, as condições climáticas e os índices registrados no campo indicavam uma recuperação da produtividade, mesmo com um canavial mais envelhecido. Essa percepção tem sido drasticamente alterada após esse período prolongado sem chuva", relata o relatório da Única sobre o resultado.


Informação do Agrolink mostra que de abril a julho, o centro-sul produziu 17,56 milhões de toneladas de açúcar (mais 3,48 por cento) e 11,57 bilhões de litros de etanol (menos 10,15 por cento).

Esse desempenho reflete o mix de produção mais açucareiro neste ano, com as usinas fabricando o alimento para cumprir contratos fechados quando as cotações da commodity estavam em preços mais altos.

Até agora na safra 2017/18, 48,43 por cento da oferta de matéria-prima foi direcionada para a produção de açúcar, contra 44,85 por cento no ano passado.