Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Segunda-feira, 04 de Setembro de 2017, 10h:12

Mais de 400 pessoas se reúnem em simpósio sobre cultura da soja

Mais de 400 pessoas se reúnem em simpósio sobre cultura da soja

Laura Holsback
Capital News

Mais de 400 pessoas, entre produtores rurais, técnicos e estudantes, reuniram-se em simpósio que falou sobre as tendências de mercado, tratos do manejo da cultura da soja, clima e perspectivas do agronegócio brasileiro. O 15º Simpósio da Cultura da Soj aconteceu na Câmara Municipal de Naviraí.

O evento já considerado tradicional na região teve por objetivo difundir novas tecnologias. A entrada custou a doação de 1kg de alimento não perecível e a arrecadação será destinada a  famílias carentes do município.

Divulgação

Simpósio da Soja reúne produtores rurais, técnicos e estudantes

Simpósio reuniu mais de 400 participantes, em Naviraí

Entre os assuntos abordados estavam a eficiência agrícola e climática na agricultura, com Paulo César Sentelhas, previsões climáticas safra 2017/2018, com Alexandre Nascimento, da Rural Clima; viabilidade econômica da cultura da soja em Mato Grosso do Sul, com Alceu Richetti, da Embrapa; fisiologia da produção da soja para altas produtividades, com Marcos Iamamoto e a Assessoria e Perspectivas do agronegócio brasileiro, com Roberto Rodrigues.
 
“Pra nós é muito bom estar nesse evento, do qual somos parceiros desde a primeira edição. Esse é um momento em que podemos reforçar as parcerias, trazer tecnologias e buscar demandas da região”, disse Harley Nonato de Oliveira, Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agropecuária Oeste.
 
Para os produtores, é um momento de aprendizado. “Sou produtor de soja há 20 anos e é muito importante participarmos porque sempre aprendemos algo diferente. Nós, produtores, sempre temos que estar dispostos a aprender porque a tecnologia está avançando muito rápido, e temos que acompanhar esse desenvolvimento”, disse via assessoria o cooperado Pedro Edgar de Moraes.
 
Todos os anos o evento também atrai um número grande de estudantes, como os do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul). “É o 5º ano que participo e sempre estamos trazendo mais alunos, esse ano viemos com mais de 70. É um evento de muita grandeza, com palestrantes excelentes e dessa forma nós agregamos valor, aprimoramos o conhecimento, fazemos com que o aluno tenha noção da realidade do agronegócio da região, e no próximo ano estaremos aqui novamente”, disse a professora Rienni de Paula Queiroz, do IFMS, campus Nova Andradina.

O Simpósio é uma realização da Copasul e Embrapa Agropecuária Oeste.