Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Sábado, 11 de Novembro de 2017, 09h:34

Milho hidropônico é alternativa para alimentação animal na estiagem

O milho hidropônico é altamente palatável e atende às necessidades de manutenção do gado leiteiro e de corte.

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Divulgação/Agraer

Milho hidropônico é alternativa para alimentação animal na estiagem

A forragem hidropônica de milho tem um ciclo de produção vegetativa de aproximadamente 14 dias


Atender as necessidades alimentares dos animais, garantir a produção de leite abundante sem encarecer os custos de produção e comprometer a renda da família agrícola estão entre os principais desafios da produtividade leiteira dentro da agricultura familiar do Estado.

Uma solução economicamente viável é o cultivo de milho hidropônico. O resultado é rápido, o fornecimento é volumoso e de qualidade, tem alto valor energético e protéico para alimentação animal.

O cultivo do milho hidropônico tem sido disseminada pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) entre os agricultores. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) é parceiro do projeto, oferecendo assistência técnica e gerencial dos agricultores

O sítio do agricultor familiar Álvaro de Souza, em Terenos, é o primeiro a adotar o sistema. “A decisão de adotar o milho hidropônico foi válida para enfrentar a estiagem porque o custo benefício compensa. É um jeito de evitar que meus animais sofram com a pouca oferta de alimentos e, também, com a diminuição na produção de leite”, afirmou o agricultor.

O zootecnista do Senar, Nivaldo Passos, explica que a forragem hidropônica de milho tem um ciclo de produção vegetativa de aproximadamente 14 dias do plantio até a colheita. Após os 14 dias, o milho hidropônico já pode ser colhido, enrolado como se fosse um tapete, processado na forrageira, para homogeneizar, e, em seguida, misturar a outros produtos, como o farelo de trigo ou soja, por exemplo, ficando, assim, pronto para ser fornecido aos animais.

Em 1m² é possível produzir de 25 a 30kg de forragem. O dimensionamento da área de plantio é feito com base na quantidade de animais a serem alimentados e a quantidade de dias de fornecimento do produto no cocho do rebanho.

O milho hidropônico é altamente palatável e atende às necessidades de manutenção do gado leiteiro e de corte, assim como também pode ser utilizado na complementação alimentar de outros animais, tais como: aves, equinos, suínos, peixes, ovinos e caprinos.
Hidropomia