Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Quarta-feira, 06 de Dezembro de 2017, 16h:12

Governadores selam acordo para compra de medicamentos com preços reduzidos

A ordem de serviço foi assinada em Brasília durante a última reunião do grupo Brasil Central

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Divulgação / Governo de MS

Governadores selam acordo para compra de medicamentos com preços reduzidos

Reinaldo Azambuja (MS), no ato da assinatura do acordo para compra de medicamentos de alto custo, em conjunto com os outros seis governadores.

Os estados que integram o Fórum de Governadores do Brasil Central, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Rondônia, Maranhão e o Distrito Federal fecharam acordo para compra de medicamentos de alto custo em conjunto. A ordem de serviço foi assinada na manhã desta quarta-feira (06), em Brasília (DF), durante a última reunião do grupo este ano.

 

A ideia é fazer um pregão eletrônico para elaborar ata única de registro de preços, que será compartilhada entre os estados e o Distrito Federal. O pregão vai permitir a compra mais barata de medicamentos.

 

Para o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, esta decisão é um dos resultados positivos do Fórum. “Tivemos uma série de avanços que só foram possíveis graças a essa unidade dos governos e a discussão de uma política de integração regional conjunta: segurança pública, saúde, inteligência, projetos, contratos e procedimentos” afirmou. 

 

Azambuja enfatizou que ainda existem outros acordos a serem finalizados. “Na pauta legislativa, precisamos votar o Fundo Federal de Compensação com as Perdas da Lei Kandir (FEX) e a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) dos Precatórios em segundo turno na Câmara. Nós temos também a pauta da compra compartilhada de produtos, que está iniciando com os medicamentos, mas a proposta é estender a outros segmentos. E temos que definir as alíquotas unificadas do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) entre os estados do Brasil Central, que foi apresentado hoje”.

 

Outro ato firmado nesta quarta-feira pelo grupo foi a renovação da parceria com o Itaú Social, que existe desde 2015 e tem como objetivo transformar gestores escolares em líderes pedagógicos nas escolas. As ações já ocorrem em todas as unidades federativas do Brasil Central, exceto no Maranhão. 

 

Fórum

Criado em 3 de julho de 2015 com o objetivo de fomentar o crescimento individual e regional dos estados, com base na cooperação entre os chefes da administração pública, o Consórcio dos Governadores do Brasil Central realizou, neste ano,  reuniões nas cidades de Goiânia (GO), Palmas (TO), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO). Na previsão para 2018, os governadores devem iniciar os trabalhos em Goiânia, seguindo pelas demais unidades federativas que compõem o fórum.