Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 12 de Janeiro de 2018, 11:14 - A | A

Sexta-feira, 12 de Janeiro de 2018, 11h:14 - A | A

CHUVAS

Municípios acumulam estragos com chuvas das últimas semanas

Defesa Civil já percorreu oito cidades para levantamento de danos

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil

Municípios acumulam estragos com chuvas das últimas semanas

Chuvas danificaram estradas em municípios da região sul de MS

 

Durante a semana, equipes de técnicos percorreram pontos de Mato Grosso do Sul prejudicados pela chuva. Foram relacionados danos em mais quatro municípios da região sul do Estado. O levantamento é da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).

 

O coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel Isaías Bittencourt, explica que “as vistorias têm a finalidade de fazer in loco o levantamento dos danos causados pelas chuvas no sentido de homologar a situação de emergência e preparar eventual apoio por parte do Estado”.

 

Em Coronel Sapucaia, município com decreto de situação de emergência, foram registrados estragos em pontes e estradas. Na área rural, erosões já existentes se agravaram, como uma cratera de aproximadamente 400 metros de extensão por 20 de largura e oito de profundidade.

 

Em Tacuru, a situação de emergência foi decretada no dia 28 de dezembro do ano passado. Conforme a Defesa Civil Estadual, foram contabilizadas duas pontes de madeira destruídas, seis danificadas, três pontos de erosão em área urbana e dois em área rural. Na rodovia MS-160, foram contabilizadas erosões ameaçando a pista em dois trechos: na altura do km 10 e outra no km 17.

 

Sete Quedas teve pontos de aterro rompidos, prejudicando as estradas Iporã, Sulina e do Penteado. Uma ponte sobre o rio Guassuzinho foi levada pelas águas. Outra ponte, sobre o Rio São José foi danificada. Também foi registrado rompimento de um dissipador que recebe a drenagem de águas pluviais.

 

Em Iguatemi, onde a situação de emergência foi decretada no dia 4 deste mês, foram contabilizadas duas pontes destruídas, outra com desabamento e o rompimento de aterros. Houve danos também na estrada vicinal que dá acesso à Cooperativa Municipal. Na área urbana, a capa asfáltica rompeu em vários pontos na extensão de 90 quadras. O pavimento foi arrancado pela força das águas.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS