Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Sábado, 13 de Janeiro de 2018, 08h:47

Serviço de alerta de desastres naturais será oferecido via SMS

Serviço é gratuito e auxiliará a população em áreas de risco a evitar acidentes decorrentes das condições climáticas

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Edemir Rodrigues / Governo de MS

Serviço de alerta de desastres naturais será oferecido via SMS

Em meio a chuvas, Defesa Civil inicia serviço na segunda-feira (15)

O envio de alertas de desastres naturais via SMS pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul começa nesta segunda-feira (15). O intuito é agilizar medidas preventivas que garantam a segurança da população. 

 

Por conta das chuvas, 20 municípios estão sendo monitorados no Estado, 16 deles estão sob decreto de situação de emergência.

 

O coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Fábio Catarinelli, explica que a ferramenta auxiliará no período crítico de chuvas. “Podemos enviar tanto alertas para vários municípios ao mesmo tempo, quanto específicos, por exemplo, somente à população de Coxim informando sobre o nível alto do rio Taquari e orientando a população ribeirinha de como agir”, exemplifica.

 

O coordenador-adjunto da Defesa Civil orienta que, ao receber o alerta, a população não deve entrar em pânico, mas ficar atento às informações para agir preventivamente. 

 

Implantação

Para ter acesso ao serviço gratuito, basta responder ao SMS que deverá ser enviado pelas operadoras de telefonia contendo a seguinte mensagem: “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de áreas de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”.

 

Ao receber a mensagem, o cidadão interessado em receber os alertas deverá responder com o Código de Endereçamento Postal (CEP) de interesse.Mais de um CEP poderá ser cadastrado.

Sempre que houver situação que requeira atenção especial ou medidas preventivas, os indivíduos cadastrados receberão os alertas.

 

Caso não receba a mensagem da operadora, o cidadão pode solicitar o cadastramento enviando SMS para o número 40199 com o CEP de interesse. No caso de mais de um CEP, deverá ser enviada uma mensagem para cada endereço.

 

Um sistema semelhante opera em mais de 20 países. No Brasil, o modelo foi desenvolvido pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e teve início com projeto piloto em Santa Catarina, em fevereiro do ano passado.

 

Ele é decorrente da Lei 12.983/14 que trata da execução de ações para prevenção em áreas de risco e que tornou obrigatório que as empresas de telefonia transmitam gratuitamente alertas sobre o risco de desastres naturais à população. A implantação tem sido gradativa e a previsão é que até março deste ano esteja em funcionamento em todo o território brasileiro.