Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Política Terça-feira, 13 de Fevereiro de 2018, 15:00 - A | A

Terça-feira, 13 de Fevereiro de 2018, 15h:00 - A | A

LUTO OFICIAL

Morre ex-governador de MS, Wilson Barbosa Martins

Faleceu aos 100 anos de idade durante a madrugada desta terça-feira; velório acontece no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Deurico/Arquivo Capital News

Wilson Barbosa Martins

Wilson Barbosa Martins faleceu aos 100 anos de idade durante a madrugada desta terça-feira (13)

O ex-governador de Mato Grosso do Sul, Wilson Barbosa Martins, morreu aos 100 anos de idade, nesta terça-feira (13). Dr. Wilson, como era conhecido, estava sob cuidados médicos e faleceu durante a madrugada.

 

O velório acontece no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, das 15h às 22h desta terça-feira, e é aberto ao público. O local reabre às 7h de quarta-feira (14) antes do sepultamento, que está previsto para às 10h no cemitério Parque das Primaveras.

 

O governador Reinaldo Azambuja decretou luto oficial de três dias e afirmou que “Mato Grosso do Sul perde um dos grandes defensores da democracia no Brasil”. 

 

"O dr Wilson foi um ícone da história política-administrativa contemporânea do Estado, e ajudou no movimento para a criação de Mato Grosso do Sul. Sério e firme nas atitudes, sempre agiu com serenidade mesmo diante das crises, e com esse perfil soube trazer para a nossa Campo Grande, quando prefeito, e ao nosso Estado, no cumprimento dos dois mandatos de governador, obras e ações importantes para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.

 

Além de se constituir em um dos ícones da história política contemporânea do Estado, o ex-governador Wilson Barbosa Martins ajudou na construção e desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, sendo um dos defensores do Movimento Divisionista que culminou com a criação de MS em 11 de outubro de 1977."

Arquivo pessoal

Ex-governador Wilson Barbosa Martins

Ex-governador Wilson Barbosa Martins, durante sua formatura em Direito, em São Paulo, no ano de 1939.

 

Wilson Barbosa Martins nasceu no dia 21 de junho de 1917 na região de Vacaria, que atualmente faz parte do município de Rio Brilhante. Formou-se em direito na Faculdade do Largo de São Francisco em São Paulo.

 

Em 1958 foi eleito prefeito de Campo Grande. Em 1962 foi eleito deputado federal pelo ainda estado de Mato Grosso. Foi reeleito em 1966 e cassado pelo Ato institucional número cinco em 1969, tendo seus direitos políticos suspensos por dez anos. Só voltou à carreira política em agosto de 1979, com a decretação da anistia.

 

Foi o primeiro presidente da OAB/MS entre 1979 e 1981, teve como uma das principais ações a defesa dos presos políticos.

 

Em 1982, Dr. Wilson se tornou o primeiro governador eleito pelo voto direto na história de Mato Grosso do Sul. Também foi senador em 1986 e fez parte da Comissão de Sistematização da Assembleia Nacional Constituinte.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS