Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Casa e Decoração Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2018, 17:59 - A | A

Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2018, 17h:59 - A | A

Coluna Casa e Decoração

3 soluções para preencher os cantos esquecidos da sala

Por Letícia Emori

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

De escrivaninha a galerias particulares, opções não faltam para decorar espaços

 

É normal que diversos espaços na casa fiquem vazios e que, com o tempo, as pessoas se "irritem" com eles. A psicóloga Ana Carolina Oliveira, por exemplo, conta que é comum encontrar um lugar que ainda não havia sido observado na decoração do seu apartamento, em São Paulo. "Quando isso acontece, eu não sossego enquanto não 'resolvo'".

Assim como ela, a professora Branca Ribeiro, também de São Paulo, costuma tentar "fazer" suas próprias soluções. A última que ela encontrou foi preencher toda a parede adjacente à escada de acesso aos quartos de sua casa com quadros e telas que ela mesma pintou. A ideia agora é pintar um velho aparador para colocar ao lado dos degraus. "Dá para fazer muita coisa sem precisar gastar dinheiro", sentencia.

Tendências como a de Ana e de Branca têm crescido em publicações e lojas especializadas em decoração de interiores - aquelas que exigem que os "cantos sejam preenchidos" com alguma coisa. "Os vazios não estão sendo muito tolerados nos últimos tempos mesmo", brinca a designer Silvia Plath. "Houve um tempo em que era visualmente bonito aqueles grandes espaços sem nada, mas hoje a ideia é que coisas pequenas e sutis fazem a diferença", completa.

Para ajudar na decoração dos seus cantos esquecidos, listamos três ideias que podem vingar:

Escrivaninha

Istock Photos

ColunaCasaEDecoração

..

Nada mais tradicional e moderno ao mesmo tempo do que a famosa escrivaninha de canto, cujos distintos modelos ajudam a pensar em diferentes formas de decorar um espaço. Branca fez a sua própria usando pedaços de madeira de caixa de feira, tinta e verniz. O processo todo não durou nem um dia. “Comecei de manhã e à tarde já estava pronto”.

Em lojas como a E-Cadeiras, e-commerce do setor de móveis, ou em shoppings como o Lar Center, especializado no ramo, é possível encontrar diversos modelos de escrivaninha, desde aquelas fabricadas de madeira até algumas contemporâneas, produzidas com aço. Nos últimos tempos também ressurgiu a moda das penteadeiras, que até a metade do século XX eram comuns em todas as casas.

Prateleiras

Istock Photos

ColunaCasaEDecoração

..

As designers de interiores também acreditam que usar prateleiras nos cantos altos da casa é uma alternativa. Sobre elas é possível apoiar pequenas plantas, telas, recordações de viagens, livros ou alguns utensílios de decoração. Há vários tipos de prateleiras, como as clássicas presas à parede com parafusos, até as ideias novas que sempre são vistas nas revistas. Uma delas é montar espécies de escadas abertas com pequenas tábuas para apoiar os enfeites.

Galeria

Istock Photos

ColunaCasaEDecoração

..

Outra ideia é manter o espaço vazio de móveis, mas preenchê-lo com quadros variados. Ana Carolina seguiu esse conceito: em seu apartamento ela separou uma parede para pendurar algumas fotografias próprias, telas que ganhou, cartazes e máscaras de viagem, além de posteres de filmes que ela gosta. "Queria deixar tudo misturado mesmo", diz ela. "Organizar uma parede galeria em um local incomum, como a curva de uma escada faz com que toda a atenção seja voltada para as peças de decoração", diz Plath.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS