Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2018, 16h:12

Sobá é eleito prato típico de Campo Grande

Prato foi escolhido com 41% dos votos da população campo-grandense

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Prefeitura de Campo Grande

Sobá é eleito prato típico de Campo Grande

Prato competiu com espetinho (32%) e arroz carreteiro (27%)

Após meses de votação, o sobá foi eleito pela população como o prato típico de Campo Grande, com 41% dos votos. O prato competia com espetinho, preferência de 32% das pessoas, e arroz carreteiro, responsável por 27% dos votos.

 

O concurso foi lançado no dia 21 de outubro de 2017 pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur). Ao todo, foram mais de 15 mil votos. O vencedor foi anunciado nesta quarta-feira (28) pelo prefeito Marquinhos Trad.

 

Na opinião do prefeito, o sobá é o prato diferencial da cidade. “Quando você vai a outras cidades você pode ser levado a degustar um espetinho ou saborear o arroz carreteiro, mas, dificilmente você vai achar um local que ofereça o sobá. Na minha opinião, o sobá é de fato ‘a cara’ de Campo Grande”, comentou

 

A secretária de Cultura e Turismo , Nilde Brun, explica que a ideia do concurso nasceu da necessidade de valorizar a identidade gastronômica local. O segmento é umas prioridades do Plano Municipal de Turismo. “Existem muitas maneiras de conhecer a identidade de um povo, sendo que a gastronomia é uma das mais ricas formas dessa identificação. A mistura de ingredientes com os temperos, a maneira de preparar e servir, e o prazer do convívio à mesa, tudo está inserido na cultura de uma localidade”, afirma.

 

O Sobá, que adquiriu o status de bem cultural de natureza imaterial, por meio do Decreto Municipal n° 9.685, de 18 de julho de 2006, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), composto por macarrão servido com carne bovina, cebolinha e omelete em tiras.

 

O concurso

Os três pratos foram escolhidos após seis meses de estudos, pesquisas e reuniões envolvendo escolas de gastronomia, universidades, historiadores e profissionais da área.

 

A votação ocorreu em diversos locais e eventos da Capital. A população também votou pelo site da Prefeitura de Campo Grande.

 

Quem votou no concurso “Prato Típico de Campo Grande” concorreu a um jantar para até oito pessoas. A ganhadora foi Maria Lúcia F. Arantes. A comida principal do jantar será o prato ganhador: sobá.