Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Bem-Estar Domingo, 08 de Abril de 2018, 11:44 - A | A

Domingo, 08 de Abril de 2018, 11h:44 - A | A

Coluna Bem-Estar

Como a organização da geladeira pode contribuir para melhorar a sua saúde

Por Pérola Cattini

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Boas práticas inibem a produção de bactérias e a contaminação dos alimentos

Divulgação

ColunaBem-Estar

Os refrigeradores possuem um papel muito importante na vida moderna, já que conservam os alimentos para o consumo do dia a dia. É de se pensar, portanto, que a forma como os alimentos são guardados pode interferir na qualidade da saúde do indivíduo a curto, médio e longo prazo. Existem vários modelos de geladeira no mercado, com inovações no que tange a organização dos produtos armazenados para consumo.
               
Em geral, pode-se dizer que os produtos que devem ser armazenados na geladeira são aqueles que estragam mais fácil e não podem ficar armazenados por muito tempo. Alguns exemplos de alimentos que devem ser guardados no refrigerador são ovos, leite, queijo, manteiga, margarina, alguns vegetais e frutas. Carnes só devem ser guardadas na geladeira caso sejam consumidas no mesmo dia. Do contrário, congele-as.
               
Os modelos de geladeira existentes no mercado possuem compartimentos específicos para guardar cada tipo de alimento. Na porta do eletrodoméstico, podem ser encontradas cestas para colocar frutas delicadas, e na parte interior, há diversas gavetas para guardar legumes e prateleiras mais altas (onde a temperatura é menor) para guardar produtos como leite, carnes e derivados.
               
Para ter menor possibilidade de se contaminar com os produtos, sempre lave as embalagens, como caixas de suco, de leite e as frutas e legumes. Também não é recomendado misturar alimentos crus e cozidos na mesma prateleira, para que os primeiros não contaminem os alimentos já preparados.
               
Manter a temperatura da geladeira estável também é essencial para conservar os alimentos de forma correta. É por isso que não é recomendado forrar o eletrodoméstico com plástico, toalha ou qualquer outro tipo de material. Quando tal prática é adotada, a circulação do ar frio fica limitada, prejudicando o bom funcionamento da geladeira.
               
Outras dicas são: higienizar regularmente a geladeira; colocar verduras, frutas e legumes em embalagens de vidro; colocar produtos enlatados em potes; guardas os ovos na parte interna da geladeira, e não nas prateleiras; observar o prazo de validade e colocar os alimentos em recipientes fechados.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS