Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Domingo, 06 de Maio de 2018, 12h:48

Cortana para Android se prepara para ler mensagens de texto em voz alta

Por Gustavo Torniero

Da coluna Tecnologia
Artigo de responsabilidade do autor

Microsoft abandonou Windows Phone, mas investe pesado em atualizações de aplicativos para smartphone

Istock Photos

ColunaTecnologia

A nova versão beta do aplicativo da Cortana para Android traz diversas novidades. O app é o assistente pessoal da Microsoft, assim como existe a Siri, no iPhone, por exemplo. A atualização para smartphone trouxe a possibilidade de ler as mensagens em voz alta.

 

No menu de configurações, há uma opção nova chamada “ler mensagens recebidas em voz alta”. Por padrão, ela só lê quando estiver um dispositivo bluetooth conectado ao celular, mas é possível mudar essa opção. Você pode selecionar para que a assistente leia quando tiver um fone com fio conectado ou para que ela leia sem que nada esteja ligado ao smartphone.

 

Se, por um lado, a Microsoft abandonou o seu celular Windows Phone, por outro ela, vem investindo em atualizações para seus aplicativos em dispositivos móveis. Antes, a empresa já havia adicionado a possibilidade de mandar mensagens ou ligar por meio de comandos de voz com o aplicativo da Cortana.

 

Em uma recente atualização, o aplicativo Microsoft Launcher também ganhou integração com a Cortana. Com a novidade, os usuários podem fazer chamadas, agendar compromissos e reuniões, criar lembretes, trocar o papel de parede, ler notícias, entre outras funcionalidades.

 

O Microsoft Launcher é um aplicativo para Android que permite conectar o smartphone a um computador com Windows 10. Dessa forma, é possível personalizar seu papel de parede, ver suas informações mais importantes em um piscar de olhos, como notícias, eventos do calendário, documentos, contatos, ajustar uma foto ou editar documentos no smartphone e no computador simultaneamente, entre outras funções. A atualização foi feita com base em feedback dos usuários. Ela será lançada posteriormente

 

A Microsoft lançou recentemente para os usuários a atualização beta 4.7.5, que faz correções de bugs no aplicativo. Processos de utilização de memória e CPU também foram otimizados a fim de oferecer uma maior experiência para o usuário. As atualizações seriam feitas posteriormente, mas foram adiantadas por causa do feedback dos usuários do Microsoft Launcher.

 

Com os aplicativos da Microsoft, como a Cortana e o Microsoft Launcher, você consegue praticamente simular uma vivência de Windows no seu smartphone, seja por causa da integração com o computador com  Windows 10 ou pelas personalizações visuais na tela inicial do celular com os papéis de parede e até mesmo configuração do Bing como buscador padrão. Isso sem contar o acesso à Cortana e aos aplicativos recomendados da Microsoft que são exibidos.