Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Segunda-feira, 14 de Maio de 2018, 15h:56

Aplicativo identifica políticos envolvidos em processos de corrupção

Ferramenta usa reconhecimento facial para mostrar quem responde ações na Justiça

Flávio Brito
Capital News

Reprodução/Play Store

Detector de Corrupção

Um aplicativo lançado pelo portal de defesa do consumidor Reclame Aqui, na sexta-feira, usa o reconhecimento facial para identificar políticos envolvidos em processos na Justiça. O “Detector de Corrupção”, nome dado à ferramenta, permite que os usuários fotografem o rosto do político em qualquer lugar com o telefone. O aplicativo, então, identifica o político fotografado e revela imediatamente quais processos de corrupção ou improbidade administrativa ele responde na Justiça.

 

O aplicativo é parte da iniciativa “Vigie Aqui”, que oferece um plug-in para ser instalado no Google Chrome, lançado no ano passado, que marca de roxo nas páginas da Internet o nome de políticos nessa situação, explica o Reclame Aqui. 

 

Tanto o aplicativo, quanto o plug-in, consolidam informações oficiais e públicas do histórico judicial de políticos pulverizadas em diversas instâncias, como STF, Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunais de Justiça (TJs) e Tribunais Regionais Federais (TRFs).

 

A ferramenta é capaz de identificar políticos que ocupam ou ocuparam cargos de presidente, vice-presidente, senadores, deputados federais e governadores nos últimos oito anos.  Mas, para aparecer no aplicativo, o político deve ser réu em ação penal ou investigado em inquérito no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF), além de estar enquadrado em ações de improbidade administrativa, corrupção passiva ou ativa, peculato, lavagem de dinheiro ou tráfico de influência.

 

Segundo o Reclame Aqui, o “Detector de Corrupção” também permite identificar se os pré-candidatos aos cargos executivos nas próximas eleições — presidente e governadores — estão envolvidos em processos de corrupção. O aplicativo está disponível na Google Play Store e na Apple Store.

 

Reprodução/Play Store

Detector de Corrupção

 

Reprodução/Play Store

Detector de Corrupção