Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Domingo, 27 de Maio de 2018, 11h:56

Saiba o que está por trás do mito de que crianças não podem usar Crocs

Por Pérola Cattini

Da coluna Entrelinhas da Notícia
Artigo de responsabilidade do autor

Acessório deve ser utilizado em situações específicas

Istock Photos

ColunaBem-Estar

Especialista comenta sobre a polêmica do uso do calçado Crocs pelas crianças

A sandália Crocs se popularizou no mundo todo como um calçado flexível e casual. Com o tempo, ela deixou de ser utilizada apenas nessa ocasião, e passou a estar presente também em passarelas de moda e nos pés de personalidades influentes.

Em outubro de 2017, a Balenciaga apresentou o calçado inusitado na temporada de primavera/verão da Semana de Moda de Paris, e em fevereiro de 2018, ele ficou disponível por US$ 850 (R$ 2.779) e esgotou em apenas algumas horas. A sandália, no entanto, carrega uma resistência tanto em relação à estética quanto em relação à sua utilização e aos impactos para a saúde.

Os calçados para as crianças na infância precisam ser maleáveis e resistentes. Com isso, surgiu a dúvida sobre a utilização do Crocs para meninas ou meninos, já que o material principal da sandália é a borracha. O calçado ideal ainda precisa ser firme no calcanhar, antiderrapante, para evitar que as crianças escorreguem, e ter palmilha anatômica.

Em entrevista para a revista Veja, O ortopedista Jamil Faissal Soni, presidente do Comitê de Ortopedia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), esclarece essa dúvida. “Ainda não há nada que comprove cientificamente que os Crocs afetam o formato do pé ou a postura. Porém, o uso desse tipo de calçado por crianças, principalmente, pode ser mais perigoso.

Devido ao pequeno salto e à pouca segurança no calcanhar, ainda pode provocar entorses no tornozelo se for utilizado para correr ou praticar atividades intensas. É como um chinelo”, explica. A postura e os problemas na coluna também estão entre os motivos pelos quais a utilização exagerada de saltos não é recomendada, ainda mais na infância.

A dica é a moderação. O calçado realmente não é adequado para utilização por longas horas, em passeios e caminhadas extensas. Para esses momentos, o tênis ainda é o mais indicado. A sandália é ideal para ir à piscina e à praia, onde você pode ficar confortável e não precisa percorrer distâncias longas.

O Crocs foi criado por três amigos em 2002. Naquele ano, um calçado foi desenvolvido a partir de uma tecnologia criada por um laboratório canadense em 1999. A inovação da sandália era ter uma espuma antimicrobiana e ser antiderrapante. Como o calçado não deixava as pessoas escorregarem, no início o plano era vender o produto para os velejadores. No entanto, a moda se espalhou para outros países ao redor do mundo.