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Segunda-feira, 04 de Junho de 2018, 16h:25

Brasil presta contas projeto de engenharia para construção da ponte sobre o rio Paraguai

Mato Grosso do Sul participa da sexta reunião do Grupo de Trabalho do Corredor Bioceânico Brasil-Chile, na Argentina

Flávio Brito
Capital News

Assessoria/Divulgação

Brasil presta contas projeto de engenharia para construção da ponte sobre o rio Paraguai

Secretário de Infraestrutura de MS, Helianey Silva, participa da reunião em Salta

A sexta reunião do Grupo de Trabalho do Corredor Bioceânico Brasil-Chile segue até esta terça-feira (5) e servirá para prestação de contas de cada país quanto às metas a serem cumpridas, no caso do Brasil, a conclusão do projeto de engenharia para construção da ponte de concreto no rio Paraguai, entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta (Paraguai). O encontro acontece em Salta, região de potencial econômico e turístico da Argentina, com a presença do secretário de Estado de Infraestrutura de Mato Grosso do Sul, Helianey Paulo Silva.

 

O  Corredor Bioceânico Brasil-Chile promete ser uma nova alternativa rodoviária para exportação dos produtos do Estado pelos portos do Pacífico interligada com o Paraguai e Argentina. O coordenador de Assuntos Econômicos Latinoamericanos do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson, representa o país.

 

“É um encontro de suma importância, onde cada um dos países que integram o corredor apresentam o quanto evoluíram dentro de um planejamento envolvendo obras de engenharia e questões aduaneiras e acadêmicas para tornar esta rota concreta”, informa o secretário.

 

Ponte internacional e asfalto

O Corredor Bioceânico, chamado de Trópico de Capricórnio pelos argentinos, terá um traçado de 2.396 km e duas obras são essenciais: a ponte sobre o rio Paraguai, cujo projeto está sendo finalizado pelo Ministério dos Transportes para licitação, e a pavimentação de 500 km da rodovia do chaco paraguaio, de Carmelo Peralta à fronteira com a Argentina. A ponte internacional será construída pelo Brasil e Paraguai ao custo de R$ 270 milhões.

 

Além de investir na metade do valor da ponte, que terá extensão de 500 metros, o governo brasileiro construirá ainda um contorno rodoviário interligado à BR-267, em Porto Murtinho, com 11,9 km, sendo 10,457 km de pista e 1.460 metros em pequenas pontes de vazão necessárias no trecho. A construção da ponte já foi aprovada pelo Congresso Nacional e está em andamento o estudo de impacto ambiental coordenado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems).

 

As questões fronteiriças

O encontro do Grupo de Trabalho Interinstitucional Rota de Integração Latinoamericana (Rila) foi aberto às 9h desta segunda-feira, no Grand Bourg, em Salta, pelo secretário de Planejamento Territorial e Coordenação de Obras Públicas do Ministério de Interior da Argentina, Fernando Alvarez de Celis. A programação do dia inclui exposições do representante do Brasil, João Carlos Parkinson, do Paraguai, Argentina e Chile.

 

Os temas da apresentação de cada país incluem painéis sobre logística e transporte, comércio (capacidades e fluxos, produtos, tarifas e áreas industriais), implementação de procedimentos simplificados e operacionais de fronteira (desembaraços aduaneiros) e obras públicas. Presentes também à reunião, universidades dos quatro países debaterão questões como desenvolvimento social, cultural e acadêmico.