Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Terça-feira, 10 de Julho de 2018, 17h:36

Mais de 23 mil animais foram vacinados contra raiva

Campanha de vacinação pretende vacinar 160 mil cães e 40 mil gatos em Campo Grande

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

PMCG

Mais de 23 mil animais foram vacinados contra raiva

Imunização é feita nas residências pelos servidores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)

A Campanha de Vacinação Antirrábica já imunizou mais de 17,4 mil cães e 5,7 mil gatos, em Campo Grande, desde o dia 25 de junho. A meta é vacinar 80% da população canina e felina, estimada em 160 e 40 mil, respectivamente.

 

Os cães e felinos a com mais de três meses devem receber as doses, inclusive cadelas e gatas prenhas ou em lactação. A imunização é única forma de proteção contra a raiva e é oferecida gratuitamente. A vacinação acontece de casa em casa, realizada pelos servidores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) identificados com crachá e uniforme.

 

As equipes já percorreram os bairros Coronel Antonino, José Abrão, Mata do Segredo, Jardim Nasser, Nova Lima e Seminário. O foco agora são os bairros Nova Campo Grande, Panamá, Popular, Sto. Amaro, Sto. Antonio e Sobrinho.

 

Foram deixados avisos sobre a visita do vacinador nas residências fechadas, orientando os donos a procurarem o CCZ para os animais de estimação receberam a vacina.

 

Raiva

A doença é uma zoonose incurável em animais e fatal em 100% dos casos. Também pode afetar os seres humanos. A raiva pode ser transmitida para pessoas a partir da mordida, lambida ou machucados causados por mamíferos contaminados. O contato com a pele do animal não oferece riscos.

 

O último caso de raiva humana no município foi registrado em 1968. Já em cães e gatos, o último caso ocorreu em 2001, quando o cão adquiriu a doença por meio do contato com um morcego contaminado com o vírus.