Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Sexta-feira, 10 de Agosto de 2018, 15h:12

Exposição mostra receitas caseiras para fins medicinais do povo pantaneiro

A exposição apresenta 58 espécies da flora pantaneira

Fernanda Mara
Capital News

Teve início no começo do mês a exposição “Essência Natural: a flora na vida dos pantaneiros”, na Estação Natureza Pantanal, a mostra traz 58 das centenas de espécies da flora pantaneira usadas pelo povo da região de Corumbá no preparo de receitas caseiras para fins medicinais.

Diário Online

Exposição mostra receitas caseiras para fins medicinais do povo pantaneiro

Moradores de Corumbá podem visitar a exposição que traz muita história do povo pantaneiro

 

Segundo informações do site diário online o boldo, barbatimão, urucum e angico são alguns dos exemplares apresentados aos visitantes com informações obtidas a partir de um levantamento utilizando com base em histórias dos próprios habitantes da região.

 

“A exposição tem como base pesquisas sobre os hábitos dos pantaneiros. Culturalmente, eles usam inúmeras espécies de plantas para fins medicinais, principalmente pela dificuldade de acesso à cidade. Sabem exatamente como usar cada uma e a maneira correta de preparação. Inclusive, com a mesma finalidade, recorrem a plantas diferentes encontradas em épocas distintas do ano”, explicou a coordenadora da Estação Natureza Pantanal, Thaís Macedo.

 

A exposição tem o objetivo de mostrar o hábito e a forma de viver dos pantaneiros principalmente daquelas famílias que vivem mais distantes da cidade.

 

Os visitantes podem contemplar fotografias e vídeos que mostram o dia-a-dia do povo pantaneiro, além de mudar de plantas cultivadas em vasos recicláveis, latas, garrafa pet e botas velhas dentre as especiais está o alecrim, baunilha, boldo, citronela e urucum.

 

A exposição “Essência Natural: a Flora na Vida dos Pantaneiros” fica até o dia 28 de agosto, e o horário de visitação é das 08h às 11h20 e das 14h às 17h20. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3231-9100.