Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Sexta-feira, 14 de Setembro de 2018, 14h:58

Apenas quatro unidades de saúde irão vacinar no final de semana

Campanha contra sarampo e poliomielite termina hoje em Campo Grande

Leonardo Barbosa
Capital News

Em Campo Grande, a Campanha de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite para imunizar crianças de 1 ano a menores de 5 anos termina nesta sexta-feira (14). As salas de vacinas nas 68 unidades básicas de saúde (UBS/UBSF) funcionam das 7h15 às 11h e das 13h às 16h45. Porém, neste sábado e domingo (15 e 16 de setembro), a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Campo Grande vai disponibilizar quatro unidades para: Centros Regionais de Saúde (CRS) Nova Bahia, Tiradentes, Aero Rancho e Coophavila. Estes locais vão funcionar das 6h15 às 17h45, com intervalo para o almoço.

 

O objetivo nesta reta final da Campanha é atingir a meta de vacinar 95% das crianças e que somam pouco mais de 47,5 mil. Até o momento a Cobertura Vacinal para o Sarampo e a Poliomielite está em 85,55% e 86,06%, respectivamente. Cerca de 6,6 mil crianças não foram levadas pelos pais às UBS/UBSF para receberem as doses.

 

Neste ano foram notificados 14 casos suspeitos de sarampo em Campo Grande, sendo que 10 já descartados. Dos quatro casos que a Sesau está investigando, três são de crianças (1, 2 e 5 anos) e um adulto (28 anos).

 

 

Pais e responsáveis são atores sociais importantes no processo de manutenção da eliminação das doenças imunopreveníveis e por isso devem comparecer às UBS/UBSF com suas crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro da vacina.