Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Domingo, 16 de Setembro de 2018, 12h:47

IBGE cria material para auxiliar estudantes na redação do Enem

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Documento possui dados e informações sobre temas frequentemente abordados pelo exame

Divulgação

ColunaEducaçãoECarreira

A redação do Enem é uma das principais partes do Exame Nacional do Ensino Médio, realizado anualmente e que abre portas para universidades públicas e privadas em todo o país. É por ter tanto peso que os estudantes realizam diversas atividades durante o ano para escrever uma dissertação-argumentativa bem estruturada e coerente, a fim de obter boa nota e conseguir a tão sonhada vaga em uma instituição de ensino.

 

Para desempenhar bem esse papel, é necessário atender a cinco competências. A segunda delas diz respeito à construção do texto dissertativo-argumentativo: “Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa”.

 

Para atender a esse requisito, o candidato precisa desenvolver uma tese e comprová-la por meio de justificativas convincentes, sempre se utilizando de fatos, dados, pesquisas, exemplos, citações ou depoimentos de pessoas especializadas, comparações e alusões históricas. O texto também exige uma intervenção, dada por meio de uma solução ao problema proposto. Essas informações sempre devem vir de fontes confiáveis.

 

Além de se informar durante todo o ano por meio de artigos e notícias presentes em veículos de comunicação de forma geral, o estudante pode se apoiar em dados estatísticos. Para ajudar os candidatos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) produziu um documento com essa finalidade.

 

O arquivo foi feito pela equipe do instituto e reúne informações sobre trabalho, emprego, acesso à internet, estatísticas de gênero, pessoas com deficiência e cor ou raça, temas que estão presentes com bastante frequência no exame. Se o estudante quiser se aprofundar e ler mais informações sobre o tema, o IBGE também fornece, ao final de cada capítulo, links de apoio e infográficos para nortear a pesquisa e o aprofundamento das questões. Com isso, o candidato tem mais possibilidades de incluir bons argumentos na redação proposta pelo Enem.