Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Home Decore Segunda-feira, 17 de Setembro de 2018, 14:11 - A | A

Segunda-feira, 17 de Setembro de 2018, 14h:11 - A | A

Coluna Home Decore

O que sua decoração diz sobre você?

Por Alberto Gonçalves

Da coluna Home Decore
Artigo de responsabilidade do autor

Luxo ou desapego? Clássico ou moderno? Minimalista ou Retrô? Você nem imagina, mas a decoração de sua casa ou apartamento pode dizer mais sobre sua personalidade do que suas roupas e seu estilo.

Decorar é mais do que dispor elementos de forma organizada. O nosso lar é, naturalmente, uma extensão natural daquilo que fazemos e desejamos em nossas vidas. É um reflexo do que gostamos e do que nos move.

Cada objeto, cada cantinho da casa, as cores escolhidas e até mesmo a quantidade de elementos têm um motivo especial para existir. Os cômodos podem trazer memórias importantes, expressar desejos ou até melhorar o nosso humor após um dia duro no trabalho.

Cores mais fortes, por exemplo, estão associadas à alegria, enquanto que tons neutros normalmente indicam pessoas focadas e concentradas. Já uma grande quantidade de móveis mostra que a pessoa gosta de receber convidados em sua residência.

E aí, qual estilo define a sua vida? A sua casa reflete sua personalidade ou está mais para cena de guerra? Confira alguns exemplos de como o nosso lar pode espelhar a nossa vida.

Divulgação

ColunaHomeDecore


O Organizado

Tudo na sua vida tem que seguir uma linha de raciocínio, ter uma estética em ordem e zelar pela simetria? Então isso significa que você tem TOC, quer dizer, um interesse maior no estilo minimalista.

Você se orgulha de ser organizado e pragmático. Tudo deve seguir uma rotina para não atrapalhar o seu dia a dia. A simetria dos elementos da decoração faz bem aos seus olhos e diminui sua vontade incontrolável de querer arrumar tudo.

O Clássico
Se a casa de um homem é um castelo, nada mais natural que a decoração reflita isso. O estilo clássico expressa a pessoa que gosta do bom e do melhor, de ter itens luxuosos e de quem não se incomoda de pagar caro para viver com conforto e bem estar.

Os móveis são rebuscados, feitos com madeiras escuras e tecidos finos. Os ambientes e os objetos possuem tons mais escuros, como vermelhos. Não gostam de novidades e prezam sempre pela sofisticação na hora de comprar algo para sua residência.

O moderninho
Antenado com o mundo, sabe na ponta da língua a lista de novidades tecnológicas e quer estar por dentro de tudo. Se você se encaixou nessa descrição, certamente vive (ou gostaria de morar) em um local com decoração moderna.

É um estilo urbano, praticamente industrial, com elementos metálicos que valorizam a arte e o design. Prateleiras à vista são comuns, com diversas peças de metal e quadros que replicam obras famosas.

Divulgação

ColunaHomeDecore


O Criativo

Se você prefere reciclar e reutilizar um outro objeto do que comprar uma peça nova, certamente é um adepto da decoração vintage. Você gosta de soltar sua criatividade e dar vida a diferentes elementos com o que já tem em sua casa, combinando com outros objetos.

Esse estilo é a queridinha dos jovens que moram sozinhos pela primeira vez e de pessoas que se destacam pela originalidade. Tudo tem que ter sua marca pessoal e retratar a sua história, como se cada item pudesse falar sobre sua experiência de vida.

Divulgação

ColunaHomeDecore


O Despojado

A casa é vista mais como hotel do que como lar – ou nem isso! Você gosta de viajar, visitar os amigos e curtir a noite. Seu espírito é livre e detesta ter que ficar ‘preso’ em sua própria residência sem ter o que fazer.

Por isso mesmo não gosta de acumular bens materiais e não preza pela decoração dos cômodos. Há poucos móveis e os existentes não seguem uma tendência. Geralmente compra os mais baratos, sem se importar em combinar o estilo. Afinal, você passa pouco tempo lá, não é mesmo?

Divulgação

ColunaHomeDecore


O bom anfitrião

Sua cozinha e sala têm diversas cadeiras e poltronas mesmo morando sozinho e há mais almofadas do que roupas em sua casa. Os sinais são bem claros: você gosta de ser um anfitrião e receber as pessoas para festas e encontros.

A quantidade de móveis para as pessoas se acomodarem mostra a sua preocupação em receber bem os seus convidados e deixá-los confortáveis. Você faz questão de agradar e ter as pessoas que amam perto da sua presença.

Divulgação

ColunaHomeDecore


O diferentão

Não, não estamos falando (só) de aquariano. Há pessoas que simplesmente não querem seguir regras ou padrão na decoração da casa. Combinam várias tendências, como moderno e clássico, e abusam de elementos marcantes em um único ambiente. Logo, é um adepto do Boho, expressão informal para boêmia.

Costuma ser o diferentão, aquele que faz o que tiver vontade na hora e sem dar satisfação para ninguém. Não gosta de perder tempo com dicas para seu imóvel. Acredita que deve combinar tudo aquilo que lhe faz bem ao invés de seguir uma única corrente de pensamento.

Divulgação

ColunaHomeDecore


O aventureiro

Os móveis pesados e grosseiros, com pouco acabamento, a característica artesanal de todos os elementos de decoração e a utilização de madeira e ferro revelam muito mais do que a decoração rústica dos ambientes.

Essa escolha mostra a sua preferência pela natureza e a busca por aventuras. Você gosta mais de ter uma casinha aconchegante e com espaços amplos na montanha (com a liberdade de buscar o que gosta) do que ficar preso em um apartamento minúsculo na zona urbana.

Escolha os itens de decoração com cuidado
Independente do seu estilo, é preciso escolher com calma os itens de decoração para a sua casa. Se a ideia é mostrar sua personalidade, os objetos e a própria disposição do ambiente devem trazer a sua história e refletir sua visão de mundo.

Há produtos que atendem diferentes ocasiões, como uma cadeira eames, que serve tanto ao moderno quanto ao criativo, e quadros na parede de diferentes artistas e gêneros. Pesquise bastante e não tenha medo de decorar seu lar. Afinal, sua residência é a extensão de sua própria vida.

Leia mais em:
www.homedecore.com.br

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS