Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Educação e Carreira Domingo, 23 de Setembro de 2018, 13:58 - A | A

Domingo, 23 de Setembro de 2018, 13h:58 - A | A

Coluna Educação e Carreira

5 dicas para ser mais produtivo no home office

Modalidade de trabalho é mais flexível, mas exige disciplina e organização

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Istock Photos

ColunaEducaçãoECarreira

Diversas empresas brasileiras ou com sede no Brasil possuem regras específicas para quem deseja trabalhar de forma remota, dados os benefícios desse tipo de trabalho. Muitos profissionais liberais e empreendedores também fazem seus trabalhos totalmente por meio da internet. O número de distrações, no entanto, pode prejudicar os menos organizados. Abaixo, confira cinco dicas para ser mais produtivo no home office:

 

1 – Tenha um espaço exclusivo
A recomendação para trabalhar de casa é ter um local exclusivo para você trabalhar. Ele deve ser organizado e ter alguns equipamentos, como cadeira para escritório confortável, mesa, computador e todos os outros itens que você precisar para realizar as atividades diárias. Esse local deve te proporcionar conforto e o menor número de interrupções possível.

 

2 – Crie uma rotina
Trabalhar de casa exige disciplina. Por este motivo, estabeleça horários de trabalho e uma rotina a ser seguida. Ela deve servir apenas como um guia, não como uma camisa de força – afinal, o home office pressupõe maior flexibilidade. Acorde, de preferência, sempre no mesmo horário, tome um café reforçado e use esse tempo para se preparar para o dia que vem pela frente.

 

3 – Trabalhe nos horários em que você é mais produtivo
Se você não trabalhar em horário comercial, uma boa dica é descobrir qual é o período do dia em que você está mais alerta e produtivo. Para algumas pessoas, é de manhã, enquanto outras pessoas preferem a noite. Saber em quais horários você mais se adequa pode potencializar a sua produtividade.

 

4 – Organize seu material
Existem aquelas pessoas que não se adaptam a ambientes extremamente organizados -- e até aí tudo bem. O principal é você tentar organizar da melhor forma possível não só seus horários, como sua mesa de trabalho, suas pastas no computador e seus e-mails. Com isso, você encontrará com mais facilidade o que pretende e não perderá tempo com distrações.

 

5 – Faça listas de afazeres
Existem vários métodos de produtividade para reorganizar o dia, a semana e até mesmo o mês. Você pode testar alguns desses métodos, como a criação de lista de afazeres para o seu dia. Estabeleça prioridades e anote as datas em que os trabalhos precisam ser entregues. Para fazer essa lista, você pode utilizar um bom e velho caderno de anotações, mas também pode usufruir dos diversos aplicativos de smartphone com essa finalidade. Use o que funciona melhor para você.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS