Diversas empresas brasileiras ou com sede no Brasil possuem regras específicas para quem deseja trabalhar de forma remota, dados os benefícios desse tipo de trabalho. Muitos profissionais liberais e empreendedores também fazem seus trabalhos totalmente por meio da internet. O número de distrações, no entanto, pode prejudicar os menos organizados. Abaixo, confira cinco dicas para ser mais produtivo no home office:
1 – Tenha um espaço exclusivo
A recomendação para trabalhar de casa é ter um local exclusivo para você trabalhar. Ele deve ser organizado e ter alguns equipamentos, como cadeira para escritório confortável, mesa, computador e todos os outros itens que você precisar para realizar as atividades diárias. Esse local deve te proporcionar conforto e o menor número de interrupções possível.
2 – Crie uma rotina
Trabalhar de casa exige disciplina. Por este motivo, estabeleça horários de trabalho e uma rotina a ser seguida. Ela deve servir apenas como um guia, não como uma camisa de força – afinal, o home office pressupõe maior flexibilidade. Acorde, de preferência, sempre no mesmo horário, tome um café reforçado e use esse tempo para se preparar para o dia que vem pela frente.
3 – Trabalhe nos horários em que você é mais produtivo
Se você não trabalhar em horário comercial, uma boa dica é descobrir qual é o período do dia em que você está mais alerta e produtivo. Para algumas pessoas, é de manhã, enquanto outras pessoas preferem a noite. Saber em quais horários você mais se adequa pode potencializar a sua produtividade.
4 – Organize seu material
Existem aquelas pessoas que não se adaptam a ambientes extremamente organizados -- e até aí tudo bem. O principal é você tentar organizar da melhor forma possível não só seus horários, como sua mesa de trabalho, suas pastas no computador e seus e-mails. Com isso, você encontrará com mais facilidade o que pretende e não perderá tempo com distrações.
5 – Faça listas de afazeres
Existem vários métodos de produtividade para reorganizar o dia, a semana e até mesmo o mês. Você pode testar alguns desses métodos, como a criação de lista de afazeres para o seu dia. Estabeleça prioridades e anote as datas em que os trabalhos precisam ser entregues. Para fazer essa lista, você pode utilizar um bom e velho caderno de anotações, mas também pode usufruir dos diversos aplicativos de smartphone com essa finalidade. Use o que funciona melhor para você.