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Quinta-feira, 11 de Outubro de 2018, 09h:57

Agepan orienta passageiros de ônibus

Segundo o órgão, é importante tomar uma série de cuidados para garantir um passeio tranquilo e seguro

Flávio Veras
Capital News

Agepan/Cedida

Agepan orienta passageiros de ônibus

"Só adquira o bilhete em pontos oficiais de venda e só com empresas cadastradas", diz Agepan

Para muitas pessoas, o feriadão dos dias 11 e 12 de outubro é oportunidade para saída da cidade, diversão longe de casa e visita a familiares e amigos. Se a folga significa viagem de ônibus entre cidades de Mato Grosso do Sul, é importante tomar uma série de cuidados para garantir um passeio tranquilo e seguro.

 

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan), responsável por fiscalizar a prestação dos serviços pelas empresas de linhas regulares e de fretamento, dá algumas dicas aos passageiros. Fique atento.

 

Passagem

Só adquira o bilhete em pontos oficiais de venda e só com empresas cadastradas. Para quem escolhe as grandes transportadoras, que têm ponto de saída nos terminais, essa situação não costuma ser problema. Mas muitos passageiros optam por viajar de vans e micro-ônibus. Isso pode ser feito, desde que o transportador seja um dos autônomos autorizados pela Agepan. Essas empresas também têm pontos de embarque e desembarque e horários estabelecidos pela Agência. Da mesma forma que nas empresas maiores, eles precisam emitir um bilhete, e estar com o cadastro e vistoria do veículo em dia.

 

Empresas e transportadores autônomos têm que oferecer as gratuidades garantidas na legislação

 

Nos ônibus, duas poltronas grátis para idoso, duas poltronas grátis para pessoa com deficiência, e duas poltronas com 50% de desconto para idosos, caso as vagas gratuitas já estejam ocupadas. Nos micro-ônibus (incluindo vans), é obrigatório: um poltrona grátis e um com 50% de desconto para idoso e uma poltrona grátis para pessoa com deficiência.

 

Transporte clandestino

Escolha sempre empresas ou transportadores autônomos legalizados. Na dúvida sobre o serviço que está contratando, o passageiro pode pedir comprovação que ateste que o transportador é cadastrado e regularizado. Caso contrário, a viagem não tem qualquer garantia, além de ser um risco para a segurança.

 

Embarque

Muitos passageiros não tem no transporte público o mesmo cuidado que tem nas viagens de automóvel. Mas o risco de ferimentos ou até de morte em acidente com vans e ônibus é o mesmo que nos carros de passeio. O veículo tem que estar com o cinto em boas condições e visivelmente colocado sobre a poltrona. Além disso, a Agepan determinou que o motorista ou outro representante da empresa faça uma orientação verbal antes da saída, lembrando os passageiros de utilizarem o equipamento.

 

Apenas em viagens com característica urbana, que utilizam ônibus modelo urbano (como Ladário/Corumbá, Jardim/Guia Lopes da Laguna, ou Aquidauana/Anastácio) é permitido viajar passageiro em pé

 

Nas linhas com distância maior, todos os passageiros devem estar sentados. Se uma empresa vender passagem acima da capacidade e sugerir que o passageiro vá em pé em determinado trecho, não aceite. Denuncie à Agepan.  No site da Agência, o sistema Pesquisa de Viagem informa todas as empresas que fazem uma determinada linha, com horários e tarifas. Basta escolher a origem e o destino e conferir as opções.

 

Para viajar com uma empresa de fretamento turístico, o passageiro também conta com transportadores credenciados pela Agepan

 

Nesse caso, a empresa não pode vender bilhete avulso, porque o serviço é um pacote fechado para um grupo. Para confirmar se a empresa está regular, basta exigir que o transportador apresente a Licença de Viagem Eventual/Turística, que é emitida por um sistema informatizado da Agência Reguladora. No site da Agência, é possível encontrar a lista completa das empresas de fretamento.

 

Ouvidoria

 

Para prestar informações, tirar dúvidas e receber reclamações dos usuários. Em caso de qualquer problema, o passageiro pode utilizar, pela Internet, o sistema e-Ouvidoria. Pode também ligar gratuitamente para o telefone 0800 600 0506. Ou, ainda, entrar em contato pelo e-mail ([email protected]).

Deurico/Capital News

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O movimento é grande na rodoviária de Campo Grande neste feriado.