Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Quinta-feira, 11 de Outubro de 2018, 16h:55

Semed comemora Dia Mundial da Alimentação com feira educativa

Evento tem como objetivo estimular os servidores a hábitos alimentares saudáveis

Flávio Veras
Capital News

Divulgação

Semed comemora Dia Mundial da Alimentação com feira educativa

 

Para marcar o Dia Mundial da Alimentação, que será comemorado no próximo dia 16 de outubro, nutricionistas da Superintendência de Alimentação Escolar (Suali, da Secretaria Municipal de Educação realizaram no Centro de Formação Lúdio Martins Coelho, um evento para estimular os servidores a hábitos alimentares saudáveis.

 

Além de abordar a temática sobre alimentos saudáveis, a feira também teve o intuito de fazer com que os professores e convidados possam levar a ideias às unidades de ensino da Rede Municipal de Ensino (Reme).

 

O Dia Mundial da Alimentação também visa sensibilizar os profissionais a realizarem ações nas escolas do mundo em favor das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade econômica, contribuindo com a garantir da segurança alimentar e nutricional dessa população.

 

De acordo com a nutricionista Fernanda Maciel Mendes, durante a feita foi divulgado o guia alimentar para a população brasileira, no qual estão inseridas temáticas sobre vida saudável, como a questão dos alimentos in natura.

 

“Viemos orientar o servidor para ele ter uma vida mais saudável, mas também alertar quanto a essa nova forma de abordar a alimentação saudável. Trouxemos alguns materiais para que os professores também possam estar abordando dentro da escola”, explicou.

 

Nas escolas da Rede Municipal, o trabalho feito pelas nutricionistas da Secretaria de Educação em relação à alimentação saudável é prioridade, ressaltou Fernanda. “Toda a semana as nutricionistas atendem o que é preconizado pelo PNAE, como, por exemplo, a oferta de semanal de hortifrútis”, ressaltou.

 

A professora Vera Regina Souza que prestigiou a feira, comentou a importância de realizar esse tipo de evento.

 

“Foi muito válida a apresentação, porque hoje as pessoas comem  mal e não têm o conhecimento do que é in natura e o que é processado, então isso foi maravilhoso”, ressaltou.

 

Glória Okano, professora técnica da Semed, na Divisão de Lotação e Movimentação fala que está buscando melhorar a alimentação, pesquisando informações sobre o assunto.

 

“É importante esse tipo de alimentação saudável. Estou preocupada com a saúde, não só agora, mas para o futuro também. Sempre estou buscando informações de alimentos saudáveis como frutas, verduras e evitar alimentos processados”, disse.

 

 

Na apresentação do evento as nutricionistas falaram sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), que surgem de forma espontânea em quintais, terrenos baldios e canteiros, mas que não são consumidas por falta de costume ou de conhecimento.