Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Quinta-feira, 08 de Novembro de 2018, 08h:34

Palestra em escola da reme aborda racismo e respeito às diferenças

Atividade abriu a programação do mês da Consciência Negra em Campo Grande

Flávio Veras
Capital News

Prefeitura/Cecida

Palestra em escola da reme aborda racismo e respeito às diferenças

Evento é realizado pela Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

Racismo, discriminação, igualdade social, a inclusão do negro na sociedade, cultura afro-brasileira, dentre outros assuntos, foram temas da palestra apresentada nesta quarta-feira (7) para os alunos da Escola Municipal Elízio Ramires Vieira, no Jardim Pênfigo. A atividade abriu a programação do mês da Consciência Negra, que vai trabalhar o projeto “Agenda com ciência de mudança”.

 

O evento é realizado pela Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Segundo o órgão o projeto prevê ações positivas em Direitos Humanos, para levar até a população informações necessárias ao enfrentamento da prática do racismo, bem como a valorização das diversas culturas pertencentes a capital sul-mato-grossense.

 

O prefeito Marquinhos Trad compareceu ao evento. “Quero pedir a vocês, que tenham boas atitudes em relação ao próximo, por mais que a pessoa seja diferente. A bíblia não revela qual é a cor de Deus. A única coisa que sabemos é que nós viemos do pó, e o pó pode ser claro ou escuro. Se olharem a Bíblia Sagrada vão observar que não cita qual a cor do pó. E essa é a demonstração mais contundente de que nós não devemos diferenciar ninguém, mas respeitar as diferenças”.

 

O Subsecretário de Defesa dos Direitos Humanos, Ademar Vieira Junior, enfatizou que ações como esta de hoje são o caminho para o combate e superação do racismo. “Através de elaboração e aplicação das políticas públicas alcançaremos uma parte maior da população para mostrar que somos todos iguais”, afirmou.

 

A palestra, ministrada pela responsável pela Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura, Rosana Anunciação Franco,  envolveu mais de 300 alunos. De acordo com a coordenadora, as atividades do projeto “Agenda com ciência de mudança” serão levadas para as demais escolas da Reme, além de Associações, Projetos Sociais, Grupos e outros diversos espaços. “A ideia é abordar o tema do racismo, como forma de sensibilizar e levar informações sobre essa temática, bem como falar sobre o desenvolvimento de diversas ações realizadas como forma de eliminar a discriminação e o racismo de nossa sociedade” explicou.

 

 

A ação, que ocorre durante todo o mês de novembro, contará também com o auxílio de vídeos explicativos sobre respeito às diferenças, legislação dos direitos humanos, dados específicos da atualidade, além de vocabulários usados em nossa sociedade que reforçam o preconceito e a discriminação racial.