Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Segunda-feira, 19 de Novembro de 2018, 12h:14

Entenda a importância da psicomotricidade para a inserção de crianças no esporte

Por Pérola Cattini

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Junção de mente e corpo é a chave para um desenvolvimento infantil saudáve

Istock Photos

ColunaBem-Estar

..

Os esportes são instrumentos fundamentais para o desenvolvimento físico, social e psicológico das crianças. Nesse processo, um dos conceitos mais importantes é a psicomotricidade, entendida como uma organização de movimentos que leva em conta a experiência vivida do sujeito e suas características individuais. Portanto, a preocupação não é só com o corpo, e sim com aspectos psicológicos.


A iniciação de crianças no esporte depende de um planejamento, porque o corpo delas está se desenvolvendo e pode apresentar mudanças ao longo do tempo. São comuns, nesse período, mudanças físicas e psicológicas. Por esse motivo, é tão importante que se desenvolva um programa individual para cada criança.


Para planejar as atividades, recomenda-se incluir jogos lúdicos, mesmo que isso aconteça em apenas uma das modalidades. O caráter recreativo faz com que as crianças se divirtam, desenvolvam o repertório motor, conexão com o esporte trabalhado, além de habilidades sociais e emocionais. O esporte é capaz, por exemplo, de ensinar a seguir regras, a ter disciplina, comprometimento, respeito e a trabalhar em equipe - habilidades muito importantes para um convívio saudável entre as pessoas durante toda a vida.


A psicomotricidade é uma ferramenta para estimular todas essas habilidades. A criança é incentivada a desenvolver não só o repertório motor, como também sua parte psíquica. Os benefícios decorrentes da utilização desse conceito para o ensino dos esportes perduram durante a vida toda. Para ter segurança na prática dessas modalidades, o ideal é que a criança possua roupas esportivas e calçados para o seu tamanho e idade, como um tênis Asics infantil.


Os principais esportes ensinados na escola são futebol ou futsal, vôlei, handebol e basquetebol. Apesar disso, outras modalidades podem ser cogitadas pelos pais para incentivar as crianças na prática de atividades físicas. Natação e judô são dois esportes individuais e que fornecem um amplo repertório motor e socioemocional para os pequenos.