Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Sexta-feira, 04 de Janeiro de 2019, 11h:09

Representantes do Setor Produtivo apoiam a permanência de Marun à frente do Conselho da Itaipu

Produtores enfatizam importância e os benefícios para setor no Estado

Flavia Andrade
Capital News

Deurico/Arquivo Capital News

Carlos Marun

Carlos Marun

Diversos representantes declararam apoio a permanência do ex-ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, à frente do Conselho da Itaipu Nacional. O Governo de Mato Grosso do Sul visa incrementar cerca de R$ 200 milhões no primeiro ano de funcionamento da Rota Bioceânica, onde a iniciativa deve aproximar em 8 mil quilômetros, o principal parceiro comercial do estado, a China. 

 

De acordo com o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, “a decisão do presidente, Jair Messias Bolsonaro, é acertada, já que contribui com a logística e competitividade de diferentes cadeias sul-mato-grossenses. Marun é engenheiro e conhecedor dos processos que envolvem a logística de transporte do nossos produtos, principalmente pelo fato de ter liderado uma importante pasta do governo federal. O setor agropecuário do estado ganha principalmente na competitividade em razão da abertura facilitadora para o mercado consumidor asiático, além da oportunidade cultural da troca de experiências entre os povos de outros países envolvidos com a Rota Bioceânica”, afirma. 

 

Para o presidente da Fiems, Sérgio Longen, “ O ponto positivo para nós é que, como será a Itaipu Binacional que vai financiar as obras da ponte entre Porto Murtinho (MS) e Carmelo Peralta (PY), a manutenção do ex-ministro Carlos Marun como conselheiro será uma grande oportunidade de mantermos os investimentos no empreendimento”, destaca.

 

 

Já o presidente da Fecomércio-MS, Edison Araújo, “Ele é do nosso Estado e ajudou a garantir esse investimento e com o Marun estando no Conselho da Itaipu Binacional fica tudo mais fácil. Com essa ponte, as nossas exportações e importações serão facilitadas, pois Mato Grosso do Sul está no coração do Mercosul, facilitando as coisas para o setor produtivo. As negociações para a agropecuária, indústria e comércio terão um incremento”, pontua.

 

Segundo o presidente da Faems, Alfredo Zamlutti, “Não podemos esconder a atuação dele, pois o Marun costuma levar até o fim tudo que se propõe. Faz uma diferença brutal sua participação, pois é uma coisa com ele e outra sem ele. Essa ponte pode ajudar na economia do Estado e ele é imprescindível nesse projeto”, garantiu.

 

Além destes, a continuidade de Marun à frente do Conselho da Itaipu Binacional também é debatida pela OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul), onde segundo o presidente Mansour Elias Karmouche, “O Marun, como profissional técnico, tem conhecimento suficiente para ocupar esse cargo, ele já representou Mato Grosso do Sul como ministro da Secretaria de Governo do Michel Temer e tem todas as qualidades para isso. Ele já demonstrou, quando ministro, que tem capacidade e competência para trazer recursos para o nosso Estado”, conclui.

 

Carlos Marun divulgou em Carta Aberta que, “Antes de sair do ministério, deixei garantidos mais de R$ 1 bilhão em iniciativas que movimentam a economia, valor em que está incluso a ponte entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta, obra que unirá o Atlântico ao Pacífico. A partir de uma articulação da qual fui protagonista, a construção será bancada pela própria Itaipu”.

Itaipu/Divulgação

Representantes do Setor Produtivo apoiam a permanência de Marun à frente do Conselho da Itaipu Binacional

Produtores enfatizam importância e os benefícios para setor no Mato Grosso do Sul