Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Sexta-feira, 11 de Janeiro de 2019, 15h:50

General Edson Pujol assume comando do Exército Brasileiro

Após três anos no cargo, o general Eduardo Villas Bôas deixa o comando da força

Leonardo Barbosa
Capital News

Agência Brasil/Reprodução

General Edson Pujol assume comando do Exército Brasileiro

O general Villas Bôas, que passou o Comando do Exército ao general Edson Pujol

Na manhã desta sexta-feira (11) em Brasília, o general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, passou o comando do Exército Brasileiro para o também general, Edson Leal Pujol que vai comandar a força durante os próximos anos.

 

Durante a cerimônia, o general Villas Bôas disse que a eleição e posse do presidente Jair Bolsonaro representam a “renovação” e a “liberação das amarras ideológicas”. O discurso foi feito na presença de Bolsonaro e de várias autoridades militares e civis, incluindo ministros, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

 

“O senhor traz a necessária renovação e a liberação das amarras ideológicas que sequestraram o livre pensar, embotaram o discernimento e induziram a um pensamento único, nefasto, como assinala o jornalista americano Walter Lippmann: '"Quando todos pensam da mesma maneira, é porque ninguém está pensando'”, disse Villa Bôas, que assumiu o comando em 2015.

 

“O presidente Bolsonaro, que fez com que se liberassem novas energias, um forte entusiasmo e um sentimento patriótico há muito tempo adormecido”, afirmou o general Villas Bôas.

 

Também estavam presentes na solenidade os ministros Sergio Moro, da Justiça, Onyx Lorenzoni, da Casa Civil, e Augusto Heleno, da Segurança Institucional. Na última semana, Bolsonaro também participou da transmissão de comando da Aeronáutica e da Marinha.

Agência Brasil/Reprodução

General Edson Pujol assume comando do Exército Brasileiro

O general Villas Bôas, que passou o Comando do Exército ao general Edson Pujol

Novo comandante

O novo comandante do Exército, Edson Leal Pujol, de 64 anos, nasceu na cidade de Dom Pedrito, no Rio Grande do Sul. Foi promovido ao posto atual em março de 2015. Como general de Exército, foi secretário de Economia e Finanças e chefe de Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército em Brasília e comandante militar do Sul, em Porto Alegre.

 

 

Entrou na Força em 1971 na Escola Preparatória de Cadetes do Exército e concluiu o curso da Academia Militar das Agulhas Negras em 1977.