Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Sábado, 26 de Janeiro de 2019, 12h:36

Afinal, crianças devem andar descalças em casa?

Por Pérola Cattini

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Diversos benefícios à saúde estão relacionados com esse hábito

Istock Photos

ColunaBem-Estar

Existem alguns calçados muito populares entre as crianças, como o crocs infantil. Mas, quando elas estão em casa, é comum ficarem descalças, atitude nem sempre incentivada pelos pais. Os sapatos e calçados são confortáveis para uma série de atividades, mas o uso prolongado do acessório pode causar problemas. O interior dos calçados é úmido e escuro, o que colabora para a presença de fungos.

Andar em casa sem tênis pode ser libertador e confortável. Além disso, propicia uma série de benefícios à saúde. Para crianças menores, o ganho maior é no desenvolvimento dos pés e na forma de andar. Os calçados exercem uma ajuda adicional, o que pode fazer com que os músculos responsáveis por essa atividade enfraqueçam.

Ficar sem o sapato também faz com que a criança tenha mais agilidade nos pés, tornozelos, pernas, joelhos, quadris e até mesmo nos músculos dos glúteos, partes em desenvolvimento e crescimento nos primeiros anos de vida. Se elas estiverem com sapatos, terão menos contato direto com o chão. Dessa forma, não conseguirão ajustar os movimentos com tanta facilidade e destreza.

O fortalecimento dos pés também se dá quando eles estão descalços. Isso porque tendões, músculos e ossos ficam expostos sem a presença de um sapato para modular ou apertar algumas áreas. Com a pisada, portanto, essas áreas se desenvolvem de forma mais natural. Se o fortalecimento é intensificado, o mesmo pode-se dizer do equilíbrio corporal e da postura. Alguns especialistas já chegaram à conclusão de que crianças pequenas tendem a manter a cabeça erguida quando descalças.

Além dos aspectos mais relacionados ao desenvolvimento físico dos pés, o equilíbrio e a consciência corporal, andar descalço proporciona uma dinâmica diferente da criança com o ambiente. Ela estará mais conectada ao local onde mora, poderá sentir as diferentes texturas e sensações proporcionadas por cada uma delas. Andar em um piso frio, por exemplo, é diferente de pisar na grama ou em um piso de madeira. Portanto, existem vários benefícios de andar descalço em casa, principalmente para o desenvolvimento infantil. Deixe seus filhos mais livres para essas experiências. Elas podem ser muito prazerosas.