Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Domingo, 10 de Março de 2019, 12h:48

“No poo” e “Low poo”: veja as diferenças das técnicas de lavar o cabelo

Por Pérola Cattini

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Cada vez mais em evidência, as técnicas utilizam shampoo com produtos químicos leves ou sem nenhuma dessas substâncias

Istock Photos

ColunaBem-Estar

Muito populares entre mulheres com cabelo cacheado, “no poo” e “low poo” são técnicas muito benéficas para todos os tipos de fios que podem ficar facilmente ressecados. Isto porque têm o objetivo de manter os óleos e lipídios naturais do cabelo.

A oleosidade natural do cabelo não é sinal de que o cabelo está sujo. Pelo contrário, a oleosidade possui diversos minerais que nutrem e hidratam naturalmente os fios. Além disso, é muito comum pensar que quanto mais espuma o shampoo fizer, mais ele está limpando o cabelo, mas isso não é verdade.

“No poo” significa sem shampoo ou sem espuma. Já “low poo” significa pouco shampoo ou pouca espuma. E ambos os termos querem dizer lavar os cabelos de forma menos agressiva, eliminando ou diminuindo o uso de produtos químicos, como o sulfato, parafina e petrolato, que além das sujeiras, acabam eliminando também os nutrientes que mantém os cabelos saudáveis e hidratados.

Agora que já entendemos os conceitos básicos dessas duas técnicas de lavar o cabelo, vamos ver quais são as diferenças na prática.

Low poo: limpeza mais leve
A ideia da técnica de low poo é realizar uma limpeza mais leve, sem danificar tanto os fios e sem agredir muito o couro cabeludo. Nesta técnica, usa-se o shampoo, mas sem a substância sulfato ー que tira a oleosidade natural dos cabelos. Com isso, os cabelos recebem um tratamento mais natural, para que fiquem hidratados, com mais definição e sem aquele aspecto seco que acaba com todo o encantamento dos fios depois da lavagem, em especial para quem tem cabelo cacheado ou está em transição capilar. Aqui a proposta é diminuir o uso de produtos químicos.

No poo: nenhum uso de produtos químicos
Já na técnica do no poo, não há o uso de shampoo ー ou, quando é utilizado, o shampoo é sem nenhum produto químico que danifica o cabelo, como o sulfato, parafina ou silicone, por exemplo. Assim, ao lavar o cabelo, você vai notar que aquela espuma que fazia anteriormente não existe mais. Isso não significa que você não limpou o cabelo direito, apenas que você não fez uma limpeza tão profunda a fim de remover os bons nutrientes. Aqui o condicionador é um grande aliado na hidratação e combate ao ressecamento dos fios.

Como vimos, ambas as técnicas são maneiras de limpar as madeixas de forma mais “gentil” de tratá-las durante o banho.