Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Quinta-feira, 28 de Março de 2019, 11h:58

Geraldo Resende é eleito vice-presidente do CONASS para representar o Centro-Oeste

Conselho Nacional de Secretário de Saúde busca fortalecer as secretarias estaduais de saúde, torná-las mais participativas na reconstrução do setor saúde e representá-las politicamente.

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação

Geraldo Resende é eleito vice-presidente do CONASS para representar o Centro-Oeste

Conselho Nacional de Secretário de Saúde busca fortalecer as secretarias estaduais de saúde, torná-las mais participativas na reconstrução do setor saúde e representá-las politicamente.

 

Nesta quarta-feira (27), o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul Geraldo Resende foi eleito em Brasília, vice-presidente regional do Centro-Oeste no Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), para a gestão 2019/2020. 

 

Além dele, Alberto Beltrame, do Pará, foi escolhido como presidente da entidade. Foram eleitos, ainda, os demais representantes regionais. Na vice do Nordeste ficou Carlos Eduardo Lula (MA); na Norte, Fernando Máximo (RO); na Sudeste, Nésio Fernandes (ES); e na Sul, Beto Preto (PR).

 

A nova diretoria do Conass ainda é composta pelos demais membros, sendo eles: Conselho Fiscal – titulares: Cláudia Luciana de Sousa Mascena Veras (PB); Florentino Alves Veras Neto (PI); Renato Jayme da Silva (TO); Conselho Fiscal – Suplentes: Alysson Bestene Lins (AC), Helton de Souza Zeferino (SC) e Valberto de Oliveira Lima (SE). Representante do Conass na Anvisa – Titular: Osnei Okumoto (DF); Representante do Conass na Anvisa – Suplente: José Henrique Germann Ferreira (SP).

 

Na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), como representante do Conass foi eleito Edmar Santos (RJ). Já o representante do Conass na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), suplente, foi escolhido Ismael Alexandrino Júnior (GO). Leonardo Moura Vilela irá representar o Conass na Hemobrás, e Jurandi Frutuoso ficou como Secretário Executivo.

 

O Conass é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que se pauta pelos princípios que regem o direito público e que congrega os Secretários de Estado da Saúde e seus substitutos legais, enquanto gestores oficiais das Secretarias de Estado da Saúde (SES) dos estados e Distrito Federal.

 

Sendo criado no dia 3 de fevereiro de 1982, como uma associação civil sem fins lucrativos, de direito privado, que se pauta pelos princípios do direito público, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial e surgiu a partir do desejo dos secretários estaduais de saúde, à época liderados pelo médico Adib Jatene,  que era secretário de Estado da Saúde de São Paulo, de atender a recomendação de Alma Ata cujo lema era “Saúde para todos no ano 2000”.

 

Os principais objetivos do Conass são fortalecer as secretarias estaduais de saúde, torná-las mais participativas na reconstrução do setor saúde e representá-las politicamente.