Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Terça-feira, 18 de Junho de 2019, 18h:14

Seminário aborda “Conscientização do uso abusivo de Drogas” na próxima semana

Evento acontece nos dias 26 e 27 no anfiteatro da Unigran e contará com palestras e oficinas

Renato Giansante
De Dourados para o Capital News

Divulgação

Seminário aborda “Conscientização do uso abusivo de Drogas” na próxima semana

Vereador Sergio Nogueira se reúne com integrantes do Comad

A Câmara de Dourados, através do da Comissão Permanente de Políticas de Prevenção às Drogas, realiza nos dias 26 e 27 de junho o III Seminário de Conscientização do uso abusivo de Drogas com foco nas relações intrafamiliares da Grande Dourados. O evento, que contará com palestras e oficinas, será realizado no anfiteatro do bloco 10 da Unigran.

 

Membro do Conselho Municipal sobre Drogas (Comad) há três anos, o vereador Sergio Nogueira lembra que o seminário é voltado à conscientização e prevenção das drogas, principalmente no âmbito da família.

 

"Essa foi sempre uma das minhas lutas do meu mandato. Preocupo-me com esta parcela da população, principalmente jovens e adolescentes, que têm perdido parte da sua vida com o vício em drogas. Por isso, considero fundamental falar sobre o tema e buscar a conscientização, além da criação de políticas públicas para a prevenção", apontou o vereador.

 

Programação

 

No dia 26, o evento será aberto às 19h com o presidente do Comad, Rogério Fernandes Lemes, e uma palestra com a presidente do CEAD (Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas), Denise Fátima Barbosa Souza e Silva, sob o tema ‘Políticas Públicas sobre Drogas’, e debate com participantes e convidados.

 

No dia seguinte serão outras quatro palestras. No período da manhã, o tema será ‘As Relações familiares no Território Indígena e o uso abusivo de Drogas’, com a participação da psicóloga do Polo Base Indígena de Dourados, Tanise de Oliveira Fernandes, da coordenadora do CRAS Indígena de Dourados, Barbara Jandaia de Brito Nicodemos, e do Analista em Antropologia do MPF (Ministério Público Federal) em Dourados, Waldenir Bernini Lichtenthal.

 

O período ainda contará com palestra da psicóloga do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial sobre Drogas) de Dourados, Elenita Sureke Abílio, sobre ‘Codependência: a Saúde Mental da Família’, e da técnica da Coordenadoria de Apoio e Orientação às Organizações da Sociedade Civil (CAOSC), Viviane Maria Gonçalves, sobre ‘Mapeamento das Comunidades Terapêuticas’.

 

A partir das 13h, o evento terá a participação da psicóloga e mestre em Ciência da Saúde, Rosemeire Martins, que explanará sobre ‘Adolescência e Drogas: prevenção ao uso’, e do médico psiquiatra do Hospital Universitário de Dourados, José Roberto Barcos Martinez, que falará sobre ‘Psicopatologia das dependências químicas: causas psíquicas anteriores e atuais’.