Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Terça-feira, 02 de Julho de 2019, 11h:36

CCZ divulga balanço de vacinação de cães e gatos contra a raiva na Capital

Ação aconteceu entre os dias 20 de maio a 28 de junho.

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação/PMCG

CCZ divulga balanço de vacinação de cães e gatos contra a raiva na Capital

Ação aconteceu entre os dias 20 de maio a 28 de junho.

 

O Centro de Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal (CCZ) divulgou balanço nesta segunda-feira (01), com dados da primeira parcial da campanha antirrábica 2019, a qual aconteceu entre os dias 20 de maio a 28 de junho, vacinando cerca de 10.758 cães e 4.933 gatos contra a raiva em Campo Grande. Os dados apontam tanto os animais vacinados de casa em casa, como também, no próprio órgão durante o período mencionado.

 

A meta da campanha de vacinação antirrábica deste ano é vacinar 80% da população canina e felina, estimada em 160 e 40 mil, respectivamente, em Campo Grande.

 

Os agentes do CZZ começaram a vacinação de casa em casa na região do Bairro Mata do Segredo e devem seguir as visitas conforme cronograma pré-estabelecido, para os bairros Monte Castelo e Jardim Seminário. Na última semana, o trabalho foi realizado nos bairros Nova Lima e Campo Belo.

 

De acordo com a coordenadora do CCZ, Iara Helena Domingues, “a única forma de manter o controle da doença em Campo Grande é com a vacinação dos animais. As doses são gratuitas e protegem os animais contra a raiva, que é fatal. A população precisa ficar atenta porque a raiva é uma doença fatal. A vacina é gratuita e está à disposição de todos, portanto não há desculpa para não vacinar o animalzinho”, aponta.

 

Ainda segundo a coordenadora,“Todos os cães e felinos com mais de três meses devem receber as doses, inclusive cadelas e gatas prenhas ou em lactação. Na campanha do ano passado (2018),  foram 101.778 cães e 34.900 gatos vacinados”, destaca.

 

Em Campo Grande, o último caso de raiva humana foi registrado em 1968. Já em cães e gatos, o último caso ocorreu em 1988, onde após 23 anos, foi registrado um caso isolado em 2011 de raiva canina, cujo cão adquirira a doença por meio do contato com um morcego contaminado com o vírus.

 

A doença é uma zoonose, incurável nos animais e fatal em 100% dos casos,e, portanto, também pode afetar os seres humanos. A raiva é letal e o vírus pode ser transmitido para os seres humanos a partir da mordida, lambida ou machucados causados por mamíferos contaminados. Já o contato com a pele do animal não oferece riscos.

 

Os donos de animais indicados para vacinação também podem levá-los até o CCZ, localizado Avenida Filinto Muller, 1601, no bairro Vila Ipiranga. O centro funciona todos os dias da semana, das 7h às 21h, sendo que sábados, domingos e feriados, a abertura ocorre uma hora mais cedo.