Campo Grande Segunda-feira, 06 de Maio de 2024


Internacional Sábado, 19 de Abril de 2008, 09:56 - A | A

Sábado, 19 de Abril de 2008, 09h:56 - A | A

Há bom ambiente para relações Equador-Colômbia, diz OEA

Reuters

O secretário da Organização de Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, disse na sexta-feira que existe um "bom ambiente" para que Equador e Colômbia restabeleçam suas relações e superem uma crise diplomática.

Insulza tenta aproximar Quito e Bogotá após militares colombianos bombardearem sem autorização um acampamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em território equatoriano, dia 1o de março, para matar Raúl Reyes, um dos líderes da guerrilha. Outras 24 pessoas morreram na operação.

Apesar das constantes rusgas entre as partes, Insulza mostrou-se confiante em conseguir aplacar a crise. Ele, porém, se absteve de precisar uma data em que Quito pode anunciar o restabelecimento das relações formais, rompidas durante a crise.

"Acredito que há um bom ambiente para ir melhorando a situação e espero que termine com a retomada das relações (entre ambos países)", disse Insulza, depois de se reunir com o presidente do Equador, Rafael Correa, em Quito.

Ele não precisou as condições para a reaproximação. Mas assegurou que durante seus encontros com Correa e o presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, foi manifestada vontade mútua para encerrar a crise.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS