Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Meio Ambiente Quarta-feira, 12 de Julho de 2023, 18:25 - A | A

Quarta-feira, 12 de Julho de 2023, 18h:25 - A | A

Tecnologia amiga

Nasa e inteligência artificial auxiliam bombeiros de Mato Grosso do Sul na prevenção aos incêndios florestais

Uso de drones, monitoramento via satélite e inteligência artificial fortalecem as ações dos bombeiros

Odirley Deotti
Capital News

Chico Ribeiro/Portal do MS

INcêndio Pantanal

Trabalho de prevenção e combate aos incêndis

Ano após ano, tanto a região de planalto como a planície pantaneira são castigadas pelos incêndios durante o período de estiagem. Preocupados com o cenário de queimadas, os bombeiros de Mato Grosso do Sul estão adotando tecnologias avançadas e estabelecendo parcerias estratégicas na prevenção e combate aos incêndios que destroem nossa flora e fauna.

Drones, equipamentos de proteção individual adequados, monitoramento via satélite em colaboração com a Nasa, Polícia Federal, Inpe e Imasul, além de ferramentas de navegação e inteligência artificial são os aliados nas operações dos bombeiros, tornando mais eficientes e especializadas na proteção do Pantanal e do Cerrado.

A tecnologia da informação desempenha um papel fundamental nesse trabalho. Os bombeiros contam com um núcleo de geoprocessamento de dados que permite o monitoramento constante das condições ambientais. As equipes saem equipadas com drones e computadores, o que proporciona uma visão abrangente da situação antes de entrar em campo. A integração de informações em tempo real provenientes de diversas agências e institutos permite a avaliação e definição de estratégias de combate aos incêndios, além de proteger os combatentes do fogo.

O Centro de Proteção Ambiental (CPA) dos bombeiros, em funcionamento há mais de 21 anos, atua 24 horas por dia no monitoramento e análise de dados que embasam as ações de combate aos incêndios florestais. A parceria com a Nasa, Polícia Federal e Imasul é um diferencial importante no monitoramento, garantindo uma abordagem mais ampla e efetiva.

Bruno Rezende/Portal MS

Nasa e A.I. auxiliam bombeiros na prevenção aos incêndios florestais

Tecnologia é aliada no combate aos incêndios

A combinação de treinamentos especializados, monitoramento tecnológico e outras iniciativas tem resultado na redução significativa de ocorrências de incêndios florestais em Mato Grosso do Sul. A utilização de legislação moderna, que regula medidas preventivas em propriedades rurais, bem como a criação de brigadas de incêndio florestal regulamentadas, têm contribuído para a evolução das últimas temporadas.

Como resultado desses esforços, houve uma redução de aproximadamente 70% nos focos de calor em todo o território sul-mato-grossense, incluindo o Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica. A área queimada também diminuiu, especialmente no Pantanal, onde foi registrada uma redução de mais de 80% em comparação ao ano anterior. O trabalho integrado e a cooperação entre agências estaduais, federais e internacionais têm sido essenciais para o sucesso dessas ações e na preservação da vida selvagem.

O governo do estado de Mato Grosso do Sul tem investido continuamente na prevenção e controle de incêndios, especialmente durante a época de estiagem e seca. Uma aeronave Air Tractor foi recentemente adicionada ao arsenal dos bombeiros para operações em áreas de difícil acesso. Além disso, foram realizadas melhorias no aeródromo do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, fortalecendo a capacidade de resposta em casos de incêndios na região.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS