Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Meio Ambiente Quarta-feira, 22 de Junho de 2016, 14:38 - A | A

Quarta-feira, 22 de Junho de 2016, 14h:38 - A | A

Limpeza

Órgão de limpeza da capital retira 28 mil metros cúbicos de lixo desde janeiro

O trabalho de limpeza realizado pelo órgão tem o objetivo de prevenir doenças, como as que são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti

Patrick Alif
Capital News

Mário Bueno/Prefeitura de Campo Grande

Lixo recolhido equivale a dois campos de futebol com dois metros de altura

Lixo recolhido equivale a dois campos de futebol com dois metros de altura

De janeiro até o dia 20 de junho, a equipe de limpeza da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação (Seintrha) retirou mais de 28 mil metros cúbicos de lixo das sete regiões urbanas de Campo Grande. Esta quantidade equivale a dois campos de futebol que estivessem tomados por dois metros de altura de lixo.

Segundo a Seintrha, as ações de limpeza realizadas se dividem em vários processos como: capina/varrição, coleta manual, coleta mecânica, pintura de meio-fio, podas e remoções, roçada mecanizada, manutenção permanente. O trabalho foi feito em mais de mil ruas, além de praças, escolas e centros de educação infantil.

A ação é para recolher galhos de árvores e entulhos. No entanto, o trabalho maior é para recolher restos de construções e outros detritos.

Segundo o órgão de limpeza, o sofá registra o maior número de ocorrências. Normalmente, em uma hora de recolhimento de lixo é possível encontrar de 20 a 25 unidades nos amontoados que a prefeitura faz para recolher os lixos.

O trabalho de limpeza tem o objetivo de prevenir doenças, como as que são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A ação impede o acúmulo de vasilhames e a formação de que possam servir de criador do inseto.

De acordo com a Seintrha, muitas vezes a equipe de limpeza tem que voltar várias vezes em um mesmo local que limpou e retornar o trabalho. Alguns casos chamam a atenção da equipe, como o de uma região, onde foi feita a limpeza pela manhã e no período da tarde o mesmo local estava repleto de lixo.

A Seintrha está fazendo um estudo para tentar verificar a melhor forma de aperfeiçoar os trabalhos e, desta forma, atender o maior número de bairros. A ação é fiscalizada por técnicos da própria Seintrha e estagiários de engenharia que fazem parte do programa “Construindo Oportunidades”.

Caso a população veja alguém jogando lixo em local indevido, deve entrar em contato pelos telefones 156 (Semadur) ou na Ouvidoria da Prefeitura pelo telefone 33144639.

Nestes casos, a pessoa receberá um número de protocolo, por meio do qual poderá acompanhar o andamento do processo. O indivíduo notificado terá 30 dias para sanar os problemas, caso contrário deve arcar com multas que vão de R$ 1,8 mil a R$ 7,3 mil.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS