Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Nacional Quinta-feira, 01 de Junho de 2017, 18:14 - A | A

Quinta-feira, 01 de Junho de 2017, 18h:14 - A | A

Que crise?

Câmara aprova concessão ilegal de befefícios fiscais a empresas

STF já considerou inconstitucionais concessões de benefícios sem o aval do Confaz; o texto agora segue para o Senado

Maisse Cunha
Capital News

Luis Macedo / Câmara dos Deputados

Câmara dos Deputados

 Sessão da Câmara dos Deputados, em Brasília

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou ontem (31), projeto que regulamenta a concessão de incentivos fiscais a empresas sem autorização do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). A medida foi aprovada por 405 votos a favor, 28 contra e duas abstenções.


O projeto, originado no Senado, permite que os estados prorroguem os incentivos fiscais a empresas por até 15 anos, após a aprovação da lei. O texto agora segue para o senado.


A matéria também afrouxa as regras para a permissão dos incentivos, pois exigirá a unanimidade do Confaz, mas somente voto favorável de dois terços das unidades federadas (18) e um terço de cada uma das cinco regiões do país.


O Supremo Tribunal Federal (STF) já chegou a considerar inconstitucionais algumas concessões, por, justamente, não ter o aval do Conselho.


A maior prorrogação dos incetivos fiscais, de até 15 anos, valerá para os casos de atividades agropecuária e industrial e para investimentos em infraestrutura rodoviária, aquaviária, ferroviária, portuária, aeroportuária e de transporte urbano.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS