Campo Grande Domingo, 12 de Maio de 2024


Nacional Sexta-feira, 01 de Fevereiro de 2019, 15:54 - A | A

Sexta-feira, 01 de Fevereiro de 2019, 15h:54 - A | A

Eleição Câmara Federal

Câmara federal ainda tem apenas quatro parlamentares inscritos para eleição

O registro da candidatura deve ser realizado até as 17h de Brasília

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação/Agência Câmara

Deputados podem votar projeto que facilita repasses de recursos a municípios

O registro da candidatura deve ser realizado até as 17h de Brasília

 

Nesta sexta-feira (01 de fevereiro) acontece a votação para a mesa diretora da Câmara Federal, segundo o G1 até as 13h55 (Horário de Brasília) apenas quatro deputados já haviam registrado candidatura para a presidência da Câmara. São eles:

 

Fábio Ramalho (MDB-MG)

General Peternelli (PSL-SP)

João Henrique Caldas (PSB-AL)

Ricardo Barros (PP-PR)

Sete deputados haviam anunciado que entrariam na disputa, mas é preciso formalizar o registro até uma hora antes eleição, marcada para começar às 18h.

 

Para concorrer à Presidência, os deputados de qualquer partido, inclusive com candidaturas avulsas, sem o apoio oficial da própria legenda, podem se inscrever.

 

Já para ser eleito em primeiro turno, o parlamentar precisa obter a maioria absoluta dos votos entre o total de votantes. Com isso, se 400 deputados votarem, serão necessários ao menos 201 votos para o novo presidente ser eleito.

 

Caso nenhum deputado alcance a maioria, haverá segundo turno entre os dois mais votados. vencendo então, quem obtiver maioria entre os votantes.

 

A votação não é aberta, apesar de vários partidos declararem apoio a determinado candidato, não há a garantia de que todos os deputados das bancadas seguirão a orientação da legenda.

 

Além deste, os deputados irão escolher os demais integrantes da Mesa Diretora. Compõem a Mesa, além do presidente, vice-presidente e secretários.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS