Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Nacional Quarta-feira, 13 de Fevereiro de 2019, 09:51 - A | A

Quarta-feira, 13 de Fevereiro de 2019, 09h:51 - A | A

MEDIDAS

Comissão geral debate desdobramentos da tragédia de Brumadinho

Plenário da Câmara dos Deputados está reunido desde às 8h para tratar do assunto

Leonardo Barbosa
Capital News

Israel Defense Forces

Atualização do Número de mortos em Brumadinho chega a 84, sendo 42 corpos identificados

Bombeiros durante operação de resgate nas áreas mais afetadas pelo rompimento da barragem

O Plenário da Câmara dos Deputados está reunido em comissão geral para debater os desdobramentos da tragédia de Brumadinho/MG. O evento foi proposto pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS) com o objetivo de discutir as circunstâncias e as responsabilidades do rompimento da barragem da Vale.

 

O rompimento, ocorrido em 25 de janeiro deste ano, resultou em um dos maiores desastres com rejeitos da mineração no Brasil. Já foram contadas mais de 165 mortes e pelo menos 155 estão desaparecidos.

 

Paulo Pimenta destaca que o episódio em Brumadinho reacendeu o debate nacional e internacional acerca dos modelos de barragens de rejeitos existentes. “É preciso, com extrema urgência, debater a viabilidade das barragens a montante e as circunstâncias que levaram ao crime ambiental ocorrido no último dia 25 de janeiro”, defende. Ele também espera que se cheguem aos responsáveis pelo ocorrido.

 

A Câmara já instalou uma comissão externa para acompanhar os desdobramentos da tragédia e nos próximos dias deve instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito de Brumadinho. Há ainda a intenção de instalar uma CPI Mista para investigar as responsabilidades. (Com informações da Agência Câmara Notícias)

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS