Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Nacional Quinta-feira, 12 de Maio de 2016, 18:19 - A | A

Quinta-feira, 12 de Maio de 2016, 18h:19 - A | A

Novo governo

Em primeiro discurso como presidente, Temer promete reestruturar economia

Presidente em exercício deu posse aos novos 23 ministros e garantiu que vai manter programas sociais

Adriel Mattos
Capital News

Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Em primeiro discurso como presidente, Temer promete reestruturar economia

Temer definiu como uma das metas do governo restaurar o equilíbrio das contas públicas e solucionar o endividamento público

No primeiro discurso como presidente da República em exercício nesta quinta-feira (12), Michel Temer (PMDB) ressaltou um número menor de titulares na Esplanada dos Ministérios ao dar posse a 23 ministros. “A primeira medida nessa linha está, ainda que modestamente, aqui apresentada. Já eliminamos vários ministérios da máquina pública e ao mesmo tempo nós não vamos parar por aí”, afirmou, sem dizer se haverá outros cortes.

 

Por 55 votos a favor e 22 contra, o Senado Federal decidiu na manhã dessa quinta-feira autorizar a abertura de processo de impeachment contra Dilma Rousseff (PT). Com isso, Dilma foi afastada do cargo por até seis meses e Temer assumiu interinamente.

Ele declarou as metas para a economia no seu governo. “De imediato, precisamos também restaurar o equilíbrio das contas públicas, trazendo a evolução do endividamento do setor público de volta ao patamar de sustentabilidade. Quanto mais cedo formos capazes de reequilibrar as contas públicas, mais rápido conseguiremos retomar o crescimento”, declarou.

Temer anunciou a primeira reforma de seu governo, que já tramita no Congresso Nacional. “Uma delas é a revisão do pacto federativo. Estados e municípios precisam ganhar autonomia verdadeira, sob a égide de uma federação real, e não uma federação artificial como vemos atualmente”, declarou.

O presidente em exercício fez questão de frisar que não fará intervenções nos programas sociais. “Reafirmo, e faço em letras garrafais, vamos manter os programas sociais. O Bolsa Família, o Pronatec, o Fies, o Prouni, o Minha Casa, Minha Vida, entre outros, são projetos que deram certo e terão sua gestão aprimorada. Aliás, mais do que nunca, precisamos acabar com um hábito no Brasil em que, assumindo outrem o governo, você destrói o que foi feito. Ao contrário, você tem que prestigiar aquilo que deu certo, complementá-los, aprimorá-los”, ressaltou.

Por fim, Temer lembrou que o lema da bandeira será o slogan de seu governo. “Não falaremos em crise: trabalharemos. O nosso lema é Ordem e Progresso. A expressão da nossa bandeira não poderia ser mais atual. Peço a Deus que nos abençoe a todos. A mim, aos congressistas, aos membros do Poder Judiciário e ao povo brasileiro, para estarmos sempre à altura dos desafios. E aos brasileiros para que em breve tempo possamos agradecer a Ele pelo trabalho que, a partir de agora, será feito”, finalizou.

Alguns dos novos ministros de Temer já são conhecidos. O ex-presidente do Banco Central do Brasil (BCB), Henrique Meirelles assume, por exemplo, o Ministério da Fazenda e o ex-ministro das Cidades, Gilberto Kassab, vai para a pasta de Comunicações.

 

 

Confira a lista dos novos ministros:

Fazenda
Henrique Meirelles

Planejamento
Romero Jucá (PMDB)

Casa Civil
Eliseu Padilha (PMDB)

Saúde
Ricardo Barros (PP)

Educação e Cultura
Mendonça Filho (DEM)

Trabalho
Ronaldo Nogueira (PTB)

Justiça e Cidadania
Alexandre de Moraes

Agricultura
Blairo Maggi (PP)


Desenvolvimento, Indústria e Comércio
Marcos Pereira (PRB)

Desenvolvimento Social e Agrário
Osmar Terra (PMDB)

Esporte
Leonardo Picciani (PMDB)

Meio Ambiente
Sarney Filho (PV)

Cidades
Bruno Araújo (PSDB)

Integração Nacional
Helder Barbalho (PMDB)

Ciência, Tecnologia e Comunicações
Gilberto Kasssab (PSD)

Transportes
Maurício Quintella (PR)

Defesa
Raul Jungmann (PPS)

Turismo
Henrique Eduardo Alves (PMDB)

Minas e Energia
Fernando Coelho Filho (PSB)

Fiscalização, Transparência e Controle
Fabiano Silveira

Relações Exteriores
José Serra (PSDB)

Secretaria de Governo
Geddel Vieira Lima (PMDB)

Gabinete de Segurança Institucional
Sérgio Etchegoyen

Advocacia-Geral da União (AGU)
Fábio Medina

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS