Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Nacional Domingo, 13 de Janeiro de 2019, 10:21 - A | A

Domingo, 13 de Janeiro de 2019, 10h:21 - A | A

Alteração

Lei que cassa CNH de condenados por 5 tipos de crime é sancionada por Bolsonaro

Motoristas que tiverem a CNH cassada serão proibidos de obter carteira por 5 anos

Flavia Andrade
Capital News

Reprodução

cnh

Lei aprovada proibi motoristas que tiveram a CNH cassada de obter nova em até 5 anos.

Na última sexta-feira (11), o presidente Jair Bolsonaro (PSL) sancionou, a lei que determina a cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de condenados pelos crimes de contrabando, furto, roubo, descaminho e receptação e que tenham utilizado veículo nos delitos, de acordo com publicação no Diário Oficial da União.

 

Segundo o texto da lei, o condutor condenado por um desses crimes em decisão judicial transitada em julgado, isto é, contra a qual não caiba mais recurso, terá a sua CNH cassada ou será proibido de obter a habilitação para dirigir um veículo por cinco anos. Após o prazo, o texto permite novo pedido de habilitação, desde que o condutor faça todos os exames necessários previstos no Código de Trânsito.

Ainda segundo o texto, o motorista preso em flagrante praticando qualquer um desses crimes, um juiz poderá determinar “a suspensão da permissão ou da habilitação para dirigir veículo automotor, ou a proibição de sua obtenção”.

 

O Projeto de Lei 1530/15, do deputado Efraim Filho (DEM-PB), foi apresentado ao plenário no primeiro semestre de 2015 mas só foi aprovado na Câmara dos Deputados no fim do ano passado, no dia 13 de dezembro.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS