Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Nacional Terça-feira, 01 de Agosto de 2017, 14:11 - A | A

Terça-feira, 01 de Agosto de 2017, 14h:11 - A | A

Denúncia Temer

Leitura de relatório sobre denúncia contra Michel Temer em plenário dura 28 minutos

Sessão destinada à votação da denúncia está marcada para esta quarta (2)

Flavia Andrade
Capital News

J.Batista/Câmara dos Deputados

Câmara aprovou reforma trabalhista na noite dessa quarta-feira

Sessão destinada à votação da denúncia está marcada para esta quarta (2)

Deputa Mariana Carvalho (PSDB-RO) segunda-secretária da Câmara dos Deputados, leu nesta terça-feira (1º) em plenário o parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que recomenda a rejeição da denúncia contra o presidente Michel Temer. A leitura do relatório elaborado pelo deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG) é necessária seguindo o regulamento, para que seja incluído na pauta de votações da Casa e durou 28 minutos.

A deputada deu início à leitura às 14h04 e concluiu às 14h32. Caberá ao plenário durante a sessão marcada para esta quarta-feira (2) se autoriza ou não o Supremo Tribunal Federal (STF) a analisar a denúncia da Procuradoria Geral da República contra o Presidente pelo crime de corrupção passiva.

Antes do recesso parlamentar, foram realizadas duas tentativas de leitura do relatório, com baixa presença de deputados, com isso o procedimento foi adiado. A denúncia da PGR contra Temer foi discutida na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, onde em primeiro momento havia sido escolhido o deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ), como relator, o qual recomendou dar prosseguimento a denúncia, porém sendo rejeitado por 40 votos a 25.

Após rejeição, outro relator foi escolhido para nova apresentação, sendo o deputado Paulo Abi-Ackel, o qual recomendou ao plenário a rejeição da denúncia.

Nesta quarta-feira (2), faz-se necessário a presença de 342 deputados votarem contra o parecer de Abi-Ackel, para que a denúncia siga para o STF.

A votação será nominal, com chamada dos deputados ao microfone, assim como foi no processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Os parlamentares terão de respoder "sim", "não" ou "abstenção".

A sessão desta quarta está prevista para o período da manhã. Embora a sessão possa ser aberta com 51 deputados presentes à Casa, a votação só se iniciará com 342 parlamentares em plenário.

Saiba abaixo o rito previsto para a sessão:

Relator do parecer vencedor na CCJ, Paulo Abi-Ackel, terá até 25 minutos para apresentar o parecer (pela rejeição da denúncia);


Defesa do presidente Michel Temer terá mais 25 minutos para se manifestar sobre a denúncia;

Discussão entre os deputados inscritos. Pelo regimento, um requerimento para encerrar a fase de debates poderá ser votado após dois parlamentares terem falado contra a denúncia e dois, a favor;

Assim que for atingido o quórum de 342 deputados em plenário, terá início a votação.

Se não houver 342 votantes, a sessão será encerrada, com a convocação de outra reunião, para nova tentativa de votação.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS