Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Nacional Terça-feira, 14 de Maio de 2019, 13:36 - A | A

Terça-feira, 14 de Maio de 2019, 13h:36 - A | A

Primeira Santa Brasileira

Papa Francisco aprova milagre atribuído à Irmã Dulce e irá canonizá-la

A Beata Dulce Lopes Pontes é reconhecida pela sua entrega aos mais pobres

Flavia Andrade
Capital News

Reproduçao/ agencia ecclesia

Papa Francisco aprova milagre atribuído à Irmã Dulce e irá canonizá-la

A Beata Dulce Lopes Pontes é reconhecida pela sua entrega aos mais pobres

 

Nesta quarta-feira (14), o Papa Francisco anunciou que irá canonizar a Beata Dulce Lopes Pontes (1914-1992), religiosa brasileira conhecida pela sua entrega aos mais pobres, que nasceu em Salvador da Bahia.

 

Através da Santa Sé, o comunicado destaca a aprovação de um milagre atribuído à intercessão da irmã ‘Dulce dos pobres’, beatificada a 21 de maio de 2011, no Brasil.

 

Irmã Dulce, é conhecida como a ‘Madre Teresa’ brasileira ou o ‘Anjo bom’, nasceu 26 de maio de 1914 em Salvador, capital do estado da Bahia; foi batizada como Maria Rita Lopes Pontes e professou votos na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus.

 

Com isso, a beata será a primeira santa nascida no Brasil, o país com o maior número de católicos do mundo.

 

Durante toda a sua vida, a religiosa dedicou-se a serviço dos mais necessitados e desenvolveu uma obra social em seu natal, onde fundou hospitais de caridade e uma rede de apoio que dirigiu até à sua morte, a 13 de março de 1992, aos 77 anos; em 1991, recebeu a visita do Papa João Paulo II.

 

Para Bento XVI referiu, aquando da beatificação, que a irmã Dulce Lopes Pontes “deixou atrás de si um prodigioso rasto de caridade ao serviço dos últimos, levando o Brasil inteiro a ver nela «a mãe dos desamparados»”.

 

O Brasil tem, entre os seus santos, frei Antonio de Sant’Anna Galvão (1739-1822), canonizado a 11 de maio de 2007 pelo Papa Bento XVI, e vários religiosos que desenvolveram a sua ação no território, como a italiana Amabile Visintainer (1865-1942) – Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, o espanhol jesuíta São José de Anchieta, os mártires do Rio Grande do Sul e os chamados “protomártires do Brasil” – mortos no atual território da Arquidiocese de Natal, então sob jurisdição portuguesa, no século XVII.

 

Ainda conforme o Vaticano, a declaração como venerável de frei Salvador Pinzetta (1911-1972), capuchinho, após o reconhecimento das suas virtudes heróicas, por parte do Papa, decisão que abre caminho à sua beatificação..

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS