Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Nacional Quarta-feira, 08 de Março de 2017, 10:11 - A | A

Quarta-feira, 08 de Março de 2017, 10h:11 - A | A

Operação Greenfield

PF deflagra operação Greenfield em São Paulo e Mato Grosso do Sul

Cinco medidas serão cumpridas sobre fraudes em fundos de pensão

Flavia Andrade
Capital News

Deurico/Arquivo Capital News

Foto ilustrativa de Polícia Federal, operação da PF, prisão

Polícia Federal

A operação Greenfield, que investiga irregularidades em quatro dos maiores fundos de pensão do país, todos ligados a estatais foram deflagrados pela Polícia Federal nesta quarta-feira (8). Serão cumpridos cinco medidas judiciais em São Paulo e duas no Mato Grosso do Sul, com um mandado de prisão preventiva.

A suspeita é que um contrato de R$ 190 milhões entre os dois principais sócios de um dos maiores grupos empresariais investigados pela Greenfield tenha sido empregado para mascarar o suborno a um empresário concorrente para que não revelasse informações de interesse da investigação.

 

Segundo informações a fraude em fundos de pensão tem envolvimento de donos do Grupo J&F, que controla empresas como a Eldorado Brasil, com sede em Três Lagoas, e o frigorífico JBS, com unidades também no Estado. Os mandados cumpridos no Estado, são na cidade de Ribas do Rio Pardo e os nomes dos alvos não foram divulgados pela PF.

Os mandados foram determinados por Juiz Vallisney de Souza, titular da 10ª Vara da Justiça Federal no Distrito Federal. De acordo com a Polícia Federal, a suspeita, trazida por uma testemunha à investigação, é que o contrato de fornecimento de massa florestal de eucalipto para produção de celulose seja apenas uma forma de recompensar o silêncio de um ex-sócio que poderia auxiliar a investigação.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS