Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Nacional Sexta-feira, 22 de Abril de 2016, 18:13 - A | A

Sexta-feira, 22 de Abril de 2016, 18h:13 - A | A

Pode virar lei

Projeto proíbe venda de narguilé para menores de 18 anos em todo o Brasil

Atualmente, a restrição é regulamentada por normas estaduais e municipais

Agência Câmara
Marcelo Oliveira – A. M.

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 4431/16, que proíbe, em todo o País, a venda de produtos fumígenos como cachimbos, narguilés, piteiras e papel para enrolar cigarros a menores de 18 anos. A medida altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90).

Atualmente, normas estaduais e municipais já proíbem esse tipo de comércio em algumas unidades da Federação, porém a legislação carece de uma regulamentação em âmbito nacional. O autor da proposta, deputado Antonio Bulhões (PRB-SP), comenta que os narguilés, por terem essências aromáticas, atraem muitos jovens ao tabagismo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma hora de uso do aparelho equivale a fumar 100 cigarros. “Se aprovado, o projeto vai sanar essa lacuna em nossa legislação, inibindo também o uso de cachimbos e cigarros artesanais por menores de idade”, diz Bulhões.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo (rito de tramitação pelo qual o projeto é votado apenas pelas comissões designadas para analisá-lo, dispensada a deliberação do plenário), será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS