Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Nacional Quarta-feira, 05 de Abril de 2017, 14:25 - A | A

Quarta-feira, 05 de Abril de 2017, 14h:25 - A | A

Repercussão Geral

STF julga inconstitucional direito de greve de todas as carreiras

Por 7 votos a 3, os ministros do Superior Tribunal Federal (STF) proíbem paralisação da categoria

Flavia Andrade
Capital News

Lula Marques/Agência PT

Por unanimidade, STF mantém afastamento de Eduardo Cunha

Por 7 votos a 3, os ministros do Superior Tribunal Federal (STF) proíbem paralisação da categoria

Nesta quarta-feira (5), o Supremo Tribunal Federal (STF) declara inconstitucional o direito de greve de servidores públicos de órgãos de segurança e decidiram proibir qualquer forma de paralisação nas carreiras policiais, por 7 votos a 3.

A inconstitucionalidade das greves de policiais foi declarada no julgamento de um recurso apresentado pelo governo de Goiás contra uma decisão do Tribunal de Justiça do estado que havia considerado legal uma paralisação feita, em 2012, por policiais civis goianos.

A decisão da Suprema Corte terá a chamada repercussão geral, ou seja, deverá ser seguida, a partir de agora, por todas as instâncias da Justiça.

No processo, diversas entidades se manifestaram contra a possibilidade de greve por agentes de segurança, com base no artigo 142 da Constituição, que proíbe sindicalização e greve de integrantes das Forças Armadas.

No julgamento desta quarta-feira, votaram para proibir as greves de policiais os ministros Alexandre de Moraes, Luis Roberto Barroso, Luiz Fux, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia.

Por outro lado, o relator do caso, ministro Edson Fachin, e os ministros Rosa Weber e Marco Aurélio Mello se manifestaram pela constitucionalidade das paralisações de policiais, desde que fossem impostos limites às greves. O ministro Celso de Mello não participou do julgamento.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS