Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Opinião Quinta-feira, 18 de Outubro de 2018, 07:21 - A | A

Quinta-feira, 18 de Outubro de 2018, 07h:21 - A | A

Opinião

18 de outubro é comemorado o Dia do Médico

Por Ulisses dos Santos*

Artigo de responsabilidade do autor
Envie seu artigo para [email protected]

No dia 18 de outubro é celebrado o Dia do Médico, que é o profissional responsável por investigar as causas das doenças e cuidar da saúde das pessoas. A data surgiu como homenagem à São Lucas, ele que também exercia a profissão e é considerado o santo padroeiro dos pintores, artistas e médicos.

Divulgação

Ulisses dos Santos - Artigo

Ulisses dos Santos


O médico faz um verdadeiro levantamento sobre a saúde de cada indivíduo que o procura, com a realização de exames para diagnosticar, receitar medicamentos, combater e curar as enfermidades. Ele também participa de programas de prevenção da saúde coletiva e pode atender em hospitais, postos de saúde e na maioria das vezes em clínicas próprias.

Medicina é um dos cursos mais exigentes, já que demanda tempo integral do estudante e tem duração mínima de seis anos. Para aqueles que querem se especializar, são necessários mais dois anos de estudo. De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), existem cerca de 53 especialidades médicas em que é possível atuar. Cardiologia, cirurgia plástica, clínica médica, ginecologia, pediatria, dermatologia e oftalmologia são algumas das mais procuradas e com o maior número de profissionais formados. Além disso, o profissional dessa área deve estar atento às novidades do setor e se atualizar com frequência.

Muito mais do que ter uma formação de qualidade, o bom médico precisa saber lidar com seus pacientes, que, pela situação em que se encontram, estão fragilizados e carentes. Cada detalhe da relação do profissional de saúde com eles é de extrema importância para a recuperação. Portanto, não só os médicos, mas gestores e equipes de enfermagem também devem estar preparados para cada vez mais tornar os processos de atendimento mais humanos.

Mesmo com todos os desafios da profissão, os médicos ainda têm que lidar com os problemas de falta de estrutura e de recursos que acometem muitos hospitais do país. Diante de tantas responsabilidades, nada mais justo do que ter um dia para homenagear e reconhecer a importância desse profissional para a sociedade. Feliz Dia do Médico!

 

 

*Ulisses dos Santos

Gestor médico do HSANP, centro hospitalar da Zona Norte de São Paulo (SP).

 

• • • • •

 

A veracidade dos dados, opiniões e conteúdo deste artigo é de integral responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Capital News

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS