Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Opinião Segunda-feira, 25 de Setembro de 2017, 07:00 - A | A

Segunda-feira, 25 de Setembro de 2017, 07h:00 - A | A

Opinião

A arte de fazer arte

Por Oscar D'Ambrosio*

Artigo de responsabilidade do autor
Envie seu artigo para [email protected]

Pensar o sentido da arte e suas relações com a sociedade é um. exercício rico de possibilidades. Diversos relatos apontam que, ao final da sessão do filme 'Polícia Federal: A lei é para todos', dirigido por Marcelo Antunez, o público costuma aplaudir. Mas será que ele está de fato louvando a obra de arte?

Unesp

Oscar D'Ambrosio - Artigo

Oscar D'Ambrosio


Tudo indica que não. O que está sendo elogiado, de fato, é todo o processo envolvendo a Operação Lava-Jato e suas consequências. Essa breve reflexão pode nos ajudar  a mergulhar nas densas e profundas águas do sentido de se manifestar artisticamente. Um fator essencial está na reflexão que vida e arte estão próximas, mas são distintas.

Um dado importante é que, se  todos têm algum tipo de inquietação com o mundo, poucos conseguem transformar essa percepção em arte de fato. O ato de dar a uma percepção a uma visão de mundo formas, cores, imagens ou palavras demanda uma prática cotidiana complexa e que demanda o progressivo domínio de técnicas específicas.

Não basta um sentimento de alegria tristeza, exaltação ou indignação. A arte se dá nas velaturas da existências, nos interstícios do desconhecido de ser e na poética imagem, mesmo que possa parecer desgastada, daquele momento mágico em que tentamos pegar a areia na praia e ela escapa e desvanece entre nossos dedos.

 

 

*Oscar D'Ambrosio

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais, atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.

 

• • • • •

 

A veracidade dos dados, opiniões e conteúdo deste artigo é de integral responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Capital News

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS